Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/02/2016 09:00

Tontura

BabyCenter Brasil

Ponto principal: a tontura -- devido ao calor, à fome, ao enjôo ou depois de se levantar rápido demais -- na maioria das vezes não passa de mais um sintoma inofensivo (embora chato) da gravidez.

Estou com tontura. Por quê?

No comecinho da gravidez, você pode sentir vertigem e ondas de náusea, porque seu fluxo sanguíneo está se adaptando ao aumento do volume de sangue no sistema circulatório. No segundo trimestre, o útero pode pressionar os vasos sanguíneos, o que também pode provocar sensação de tontura. E é bem comum sentir vertigem uma vez ou outra ao longo de toda a gravidez, por vários motivos:

Você está há muito tempo sem comer e sua taxa de glicemia no sangue fica baixa (principalmente no fim da tarde).

Você está com muito calor.

Você se levanta muito rápido (hipotensão postural). Quando isso acontece, o sangue não tem tempo suficiente para chegar ao cérebro, provocando a tontura. Quem tem pressão baixa tende mais a ter esse problema.

O que posso fazer para melhorar a tontura?

Tudo depende da causa. A primeira providência é se sentar. Além de fazer a tontura melhorar, você evita o risco de cair e se ferir.

Se você estiver num escritório cheio de gente e abafado, tente tomar um pouco de ar. Caso esteja dentro do ônibus lotado, procure uma janela. Se você estiver sem comer, uma beliscada rápida vai ajudar a aumentar os níveis de açúcar no seu sangue. Tente beber água ou suco. (E não se esqueça de se manter sempre hidratada tomando cerca de oito copos de água por dia.) Faça tudo mais devagar -- especialmente levantar da cama, da cadeira ou do sofá.

Em alguns casos, não há nada que você possa fazer senão se sentar ou deitar e esperar a tontura passar. A sensação de vertigem pode afetá-la em qualquer ponto da gravidez.

Essas ondas de tontura são perigosas?

É raro que sejam. O maior perigo é desmaiar, cair e se machucar. Se você se sentir prestes a perder os sentidos, deite-se sobre o lado esquerdo do corpo ou sente-se colocando a cabeça entre as pernas. Nessas posições aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, o que deve afastar a sensação de desmaio.

Quando devo procurar o médico?

Uma tontura que não passa ou que venha acompanhada de visão embaçada, dores de cabeça ou palpitações pode ser sintoma de anemia severa ou de outra doença grave que pode afetar sua gravidez. Entre em contato com o médico o mais rápido que puder. A tontura também pode se dever a alergias, à falta de ar e a outras causas independentes da gravidez.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)