Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TJ's terão varas especializadas em crime organizado

Agência Brasil/ Vladimir Platonow - 20 de janeiro de 2007 - 19:55

Os presidentes de todos os Tribunais de Justiça do país decidiram estabelecer varas especializadas no combate ao crime organizado. O assunto foi debatido durante o 73o Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, que terminou hoje (20).

O presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Sergio Cavalieri, explicou que não serão criadas novas varas, mas algumas passarão por um processo de especialização, com o treinamento de juízes para atuar contra quadrilhas de traficantes de drogas e de armas, lavagem de dinheiro e roubo de cargas.

“Foi o caminho que nós encontramos para darmos a nossa colaboração à segurança pública, a fim de julgarmos esses processos com maior agilidade e rapidez”, disse Cavalieri. Segundo ele, as varas criminais podem começar a funcionar já neste ano, pois não dependem de dinheiro extra nem de tramitação complicada.

O futuro presidente do Tribunal de Justiça fluminense, desembargador Murta Ribeiro, que tomará posse no dia 1º de fevereiro, disse que apóia a inciativa e pretende começar a especialização o mais rapidamente possível. "O crime organizado já está superando os instrumentos das polícias locais e precisávamos de uma ação coordenada, pois essa investigação é muito mais difícil”, afirmou.

A proposta de abertura de varas dedicadas ao crime organizado foi apresentada ontem (19) pelo ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

SIGA-NOS NO Google News