Cassilândia, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

09/01/2008 15:28

TJ:Peticionamento eletrônico está em fase de implantação

Está em fase de implantação o sistema E-SAJ do Poder Judiciário estadual, que permitirá receber intimação eletrônica, peticionar nos processos – só nos casos de processos virtuais, sistema push de 1º grau e pedido de certidões pela internet.

O serviço de peticionamento eletrônico permite ao advogado protocolar petições iniciais e intermediárias pela internet. As petições podem ser encaminhadas para qualquer foro habilitado e, num primeiro momento, somente onde existe processo virtual será disponibilizado esse serviço, mediante o preenchimento de informações básicas do processo, das partes e o envio da petição e de documentos anexos. O serviço disponibiliza ainda a consulta das petições protocoladas em um determinado período e a sua atual situação. A principal vantagem é a agilidade no ajuizamento de ações, por dispensar o deslocamento até o Fórum e pela eliminação do papel já na propositura da reclamação.

Já o serviço de certidões permitirá ao usuário efetuar o pedido de qualquer tipo de certidão emitida pelo Poder Judiciário, bem como realizar o download do documento solicitado. A autenticidade das certidões expedidas pode ser confirmada no portal, por qualquer pessoa interessada, por meio da conferência da certidão impressa com a certidão original publicada no Portal e-SAJ.

A informatização traz como vantagens a economia de papel e de espaço, a redução do número de funcionários e a agilidade e democratização da informação jurídica. O importante é ressaltar que o peticionamento eletrônico é facultativo. É mais uma ferramenta disponibilizada para facilitar o acesso dos advogados e partes ao TJMS e agilizar os trabalhos do Poder Judiciário.

No sistema tradicional, o processo tem início com uma petição em papel. Em seguida, a distribuição é feita ao juiz, mas o encaminhamento à vara precisa ser realizado por um funcionário. Coloca-se capa, todas as folhas são furadas. Às vezes, são mais de dois volumes, com folhas grampeadas e todas as páginas numeradas. Só então o processo passa a existir formalmente.

Já no processo eletrônico, o advogado encaminha a petição do escritório ou de casa, pela internet. A maioria dos tribunais já disponibiliza sistemas de petição virtual, inclusive os Superiores e o Supremo. Distribuída instantaneamente, a petição recebe capa eletrônica, já tem numeração e vai com vista para o juiz. Até aí, nenhum servidor precisou trabalhar. Se ela chega ao fórum em papel, é digitalizada com scanner.

No novo paradigma, a importância do juiz é cada dia maior. Os processos chegam diretamente em pastas virtuais. O programa organiza a pauta e divide em mandados, arquivamentos, pendências e outros tópicos. Além disso, conta com um banco de dados e de sentenças para facilitar ainda mais o trabalho.

O mesmo sistema do TJMS já existe no Tribunal de Justiça de São Paulo.


Assessoria de Comunicação Social - TJ/MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
06:20
Copa São Paulo de Futebol Júnior
Sexta, 18 de Janeiro de 2019
10:10
Chapadão do Sul
Quinta, 17 de Janeiro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)