Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TJMS publica Manual do Candidato do III Concurso Público

TJ/MS - 08 de fevereiro de 2006 - 08:16

Já encontra-se disponível no endereço eletrônico http://concurso.fgv.br/inscricao/tjms06 o Manual do Candidato do III Concurso Público de provas para técnicos de nível superior, contendo edital do concurso, atribuições dos empregos públicos de técnico de nível superior e conteúdo programático.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso informa que com relação ao cargo de jornalista foram acrescidos dois itens ao conteúdo programático que passa a constar da seguinte forma: 1. Teoria da comunicação: A questão da objetividade. 2. Ética: a garantia do direito à informação, o uso do “off”, o segredo de justiça.3. Interatividade na comunicação. 4. Opinião pública. 5. Comunicação pública. 6. História da imprensa, do rádio, da televisão e da comunicação organizacional no Brasil. 7. Legislação de comunicação social: lei de imprensa, Código de Ética do Jornalista, Constituição da República (Título VIII, Capítulo V e suas alterações), proteção de direitos autorais. 8. Assessoria de comunicação: Planejamento de comunicação: definição de públicos internos e externos, seleção de instrumentos, aferição de resultados. 9. Técnicas de elaboração de projetos em comunicação. 10. Assessoria de imprensa. 11. Técnicas de produção em comunicação: gêneros de redação jornalística: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, “release”. 12. Edição jornalística. 13. Diferenças de linguagem entre veículos impressos, rádio, televisão, internet. 14. A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título e entretítulo. 15. Outros gêneros de redação em comunicação: relatório, anúncio e “briefing”. 16. Elementos básicos sobre processo e planejamento gráfico. 17. Uso da internet na comunicação social. 18 Assessoria de imprensa 18.1 O papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. 18.2 Produção de informação on-line, técnicas de intranet. 18.3 Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. 18.4 Produção de clippings e clipping eletrônico. 19 Atualidades: sistema político e de governo no Brasil, funcionamento e características dos três poderes e as ações não governamentais. 19.1 Estrutura jurídica brasileira: problemas e novas formas de controle.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (7) até o dia 23 de fevereiro somente por meio da internet e custam R$ 58,00 no endereço eletrônico http://concurso.fgv.br/inscricao/tjms06.

SIGA-NOS NO Google News