Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TJMS lança Circuito de Bem-Estar em Ponta Porã

TJMS - 20 de abril de 2013 - 06:28

TJMS lança Circuito de Bem-Estar em Ponta Porã

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Joenildo de Sousa Chaves, lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira (19), na Comarca de Ponta Porã, o Circuito de Bem-Estar, que faz parte do Programa Qualidade de Vida no trabalho voltado aos servidores do Poder Judiciário estadual.

O lançamento ocorreu no Tribunal do Júri do Fórum, onde compareceram autoridades, servidores com familiares, magistrados, inclusive de outras comarcas, e profissionais da área da saúde. Ao lado do presidente do TJMS estiveram a Corregedora-Geral de Justiça, Des. Tânia Garcia de Freitas, os juízes diretores do Fórum de Ponta Porã, Mauro Nering Karloh, e da Comarca de Amambai, César de Souza Lima, o presidente da Associação de Magistrados de Mato Grosso do Sul, juiz Wilson Leite Corrêa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ponta Porã, Modesto Luiz Rojas Soto e, representando os servidores do Poder Judiciário, o escrivão Marcos Armin Marchewicz.

Joenildo, durante o evento, ressaltou a importância do projeto e se mostrou receptível às reivindicações dos servidores presentes. “Sei das dificuldades enfrentadas e, no que puder, procurarei minorá-las. Estarei aqui o dia todo e coloco-me à disposição para uma conversa franca com os servidores”.

A Corregedora-Geral lembrou que, no início da atual administração, foi proposta uma gestão compartilhada. “Esse compromisso não foi firmado apenas com os membros da administração, mas sim com todos – servidores, magistrados – para que resulte na qualidade também à sociedade”.

O escrivão presente à mesa reforçou a recepção do projeto feita pelo juiz Mauro Karloh, lembrando que é a primeira vez que uma administração tem o servidor como foco e isso é muito bem visto e recebido pelos servidores.

Circuito de Bem-Estar – Estão montados no saguão do Tribunal do Júri diversos stands que esclarecem aos servidores e familiares presentes assuntos como saúde bucal, física, mental, nutricional, entre outras.

A Cassems, que apoia o evento, está com um espaço para orientações, aferição de pressão e exame de dosagem da taxa de glicemia. A Escola Judicial de MS (EJUD) e a empresa Vaccini também são colaboradores.

O oficial de justiça da Comarca de Amambai, Luciano Costa de Souza, conta que os servidores da comarca se mobilizaram entre eles para participar do Circuito. “Aproveitei a oportunidade oferecida pelo TJMS para cuidar da saúde. Já fiz o exame de glicemia, pesagem, conferência da altura e agora estou me preparando para tomar a vacina”, conta. Durante a passagem pelos stands, Luciano descobriu que sua pressão arterial está no limite e que precisa ficar de olho e manter hábitos saudáveis para controlá-la.

Estão programadas também diversas palestras durante o dia. O primeiro palestrante a falar foi o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), que também já foi servidor do Poder Judiciário Estadual, Fernando Silveira Camargo.

Ele abordou aspectos gerais sobre a gestão financeira pessoal, ressaltando que muitas vezes as pessoas se preocupam com o momento presente, não programando suas finanças e acabam com um endividamento que perdura por um longo período da vida. “A isso chamamos de juros. É o valor futuro que você paga por uma dívida do presente”, explanou.

Nesta tarde é a vez da odontóloga Cristina Loiácono, que fala sobre cuidados com a higiene bucal e as implicações da negligência com a saúde da boca. “Muita gente não sabe, mas um problema dentário pode causar a morte”, explica.

A outra palestra do dia é com a médica Ana Paula Martins dos Santos, que traz o tema transtornos mentais e impacto social, com foco em depressão.

A nutricionista do TJMS, Letícia Ferreira da Silveira, está fazendo durante a tarde o monitoramento do Projeto Alimentação Saudável, em que servidores e magistrados são acompanhados em seus hábitos alimentares, com o cálculo do IMC e orientações de uma alimentação saudável.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social -

SIGA-NOS NO Google News