Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/04/2009 16:17

TJMS: Execução Municipal terá processo virtual

TJMS

Nesta quinta-feira (30), o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, assinam um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer condições de cooperação entre o Poder Judiciário e o município para implantação integral do processo eletrônico na Vara de Execução Fiscal da Fazenda Pública Municipal de Campo Grande, em todas as suas fases.

Pela minuta de convênio, a municipalidade viabilizará as ações necessárias ao desenvolvimento de software compatível com os sistemas de informática do Tribunal de Justiça, que disponibilizará informações e dados de funcionamento a fim de permitir a compatibilização. O TJMS também será responsável pelos serviços postais decorrentes da implantação do projeto e pela apuração/quantificação de valores efetivamente depositados na Conta Única que estão em nome do Município.

Para efetiva implantação do processo eletrônico, uma Comissão Mista será formada pelas partes e terá como função acompanhar as ações implementadas, analisar os seus fluxos de trabalho e orientar o desenvolvimento dessas ações até a integração total dos processos por meio eletrônico.

Tramitam atualmente na Vara de Execução Fiscal da Fazenda Pública Municipal aproximadamente 110 mil processos virtuais e 89.500 materializados. Importante ressaltar que nos processos virtuais o Município faz a petição eletronicamente, porém os outros documentos são escaneados no cartório para acompanhar o processo sem papel.

Desde outubro do ano passado, o Poder Judiciário já recebe processos transmitidos eletronicamente pela Procuradoria do Município de Campo Grande, diretamente para a Vara de Execução Fiscal Municipal. Para o procurador-geral do Município, Ernesto Borges Neto, a transmissão eletrônica de processos torna mais fácil o trabalho dos operadores do Direito e agiliza a justiça para o contribuinte.

“Esse protocolo de intenções é um grande passo para a complementação do processo de virtualização. Os procedimentos nos processo de execução fiscal serão dinamizados. Hoje, o contribuinte paga o débito ajuizado e até a baixa desse pagamento leva-se um longo tempo. Temos um volume estrondoso de processo. Quando a virtualização estiver totalmente implantada, toda a cadeia será beneficiada: o advogado poderá peticionar virtualmente, as sentenças serão virtuais, enfim, todos ganham”, disse ele.

Por sua vez, o Presidente do Tribunal de Justiça, Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, destacou que “o ato implicará a solução da taxa de congestionamento do Judiciário Estadual, gravemente afetada pelo volume de feitos da referida vara”. Com isso, o Judiciário atenderá a principal recomendação do CNJ, com agilização dos processos judiciais, por meio da interoperabilidade, outra das orientações do Conselho.

Autoria do Texto:Departamento de Jornalismo

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)