Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TJMS empossa hoje 13 novos juízes substitutos

rmtonline - 16 de agosto de 2006 - 08:44


O Tribunal de Justiça do Estado empossa nesta quarta-feira (16), 13 novos juízes substitutos, aprovados no XXVII concurso público para ingresso na magistratura. Ele vão ocupar 10 vagas disponíveis nos quadros do Judiciário. A cerimônia de posse acontece às 16h, no Palácio da Justiça, Parque dos Poderes.

Ingressam na carreira Adriano da Rosa Bastos, Alexsandro Motta, Anderson Royer, Cláudio Müller Pareja, Eduardo Lacerda Trevisan, Giuliano Máximo Martins, Jeane de Souza Barboza Ximenes, Marcus Abreu de Magalhães, Paulo Roberto Cavassa de Almeida, Penélope Mota Calarge, Plácido de Souza Neto, Ronaldo José da Silva e Tatiana Dias de Oliveira.

Estágio - Amanhã os novos juízes começam o curso preparatório para magistrados substitutos, oferecido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul (Esmagis). Durante quatro meses, no período matutino, os 13 novos integrantes do Judiciário de Mato Grosso do Sul receberão orientações profissionais nas áreas em que exercerão a jurisdição. Além das disciplinas teóricas, os substitutos participarão de audiências simuladas, com objetivo de auxiliar no trabalho diário e mostrar as situações vivenciadas pelos juízes.

Para tal preparação, com 20 anos de experiência na preparação de juízes, a Esmagis disponibilizará profissionais competentes e renomados para ministrar as aulas. Na parte teórica, estão previstas aulas na área cível, criminal, juizados especiais cíveis e criminais, juizado da infância e adolescência, sentença, audiências (cível e criminal), área eleitoral, organização judiciária, deontologia (estudo dos princípios, fundamentos e sistemas de moral), português, psicologia, direção de foro, atividade correicional do juiz, direitos do magistrado e o juiz na sociedade.

Curiosidade - No último concurso para ingresso na magistratura, dos sete aprovados cinco eram mulheres. O resultado final dessa vez apontou um fato, no mínimo, curioso. Dos 13 aprovados, 10 são do sexo masculino. Contudo, não se pode afirmar que esse fator aponte um retorno a antiga tendência: a maior parte dos aprovados nos concursos para juízes é composta de homens.

Dos 25 desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça de MS, apenas as desembargadoras Tânia Garcia de Freitas Borges e Marilza Lúcia Fortes representam a mulher em tão alto posto. Atualmente, o quadro do Judiciário de MS registra 158 juízes e destes, 40 ou 25,41% são compostos pela presença feminina.



Fonte: Redação Tv Morena

SIGA-NOS NO Google News