Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/04/2007 08:27

TJMS declara inconstitucional emenda de Itaquiraí

TJ/MS

Por unanimidade, na sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira, os desembargadores julgaram procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuízada pela prefeira de Itaquiraí contra a Câmara Municipal daquele município em face da emenda 08/2005 que inseriu na lei orgânica a obrigatoriedade de o Executivo remeter mensalmente ao Legislativo o seu balanço financeiro.

A impetrante sustenta que o ato normativo é inconstitucional por ferir o art. 2º, parágrafo 1º, e art. 24, parágrafo 1º, e art. 77 – todos da Constituição Estadual de MS.Alega também que a norma municipal fere a independência dos poderes e a forma constitucionalmente estabelecida para controle dos atos do Executivo.

O relator dos autos nº 2005.012058-9, Des. Hildebrando Coelho Neto, em seu voto, explicou que a citada emenda estipula até o dia 30 do mês subseqüente para que o Executivo municipal apresente balancete, termo de conferência de caixa, cópia de contrato e convocações licitatórias, relação de empenhos, de cheques pagos, de precatórios pagos e, entre outros, da folha de pagamento dos servidores municipais.

Liminar foi deferida anteriormente. A PGJ opina pela procedência do pedido. Assim, citando jurisprudência, o relator votou pela procedência da Adin, julgando inconstitucional a Emenda nº 8 de 2005, com efeitos ex tunc (a partir da decisão, alcançando situações já consolidadas), determinado a necessária comunicação àquele Legislativo.
Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)