Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/09/2014 09:22

TJMS assina convênio inédito com a universidade espanhola

TJMS

Nesta terça-feira (16), o Tribunal de Justiça de MS, por intermédio da Escola Judicial de MS (Ejud-MS), assinou convênio inédito com a Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona na Espanha.

A parceria proporcionará aos magistrados do Poder Judiciário sul-mato-grossense a realização do curso de pós-graduação Master/Especialização em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial, com carga horária 384 horas e duração de três semestres letivos.

O contrato foi assinado nesta terça-feira (16), às 12 horas, no Salão Pantanal do TJMS, pelo presidente do Tribunal de Justiça, Des. Joenildo de Sousa Chaves; pelo diretor-geral da Ejud-MS, Des. Ruy Celso Barbosa Florence; pelo representante do Instituto de Direito e História (IDH), Celso Panett Philbois, e pelo Diretor da Cátedra Jurídica de Girona, Jordi Ferrer Bertran, que participou da reunião por videoconferência,da Espanha.

Em sua fala, o Des. Joenildo de Sousa Chaves disse que a assinatura desta parceria converte-se em um marco para o Poder Judiciário sul-mato-grossense.

“Este ato constitui-se no mais importante de minha administração na presidência do TJMS, em relação à capacitação dos magistrados de Mato Grosso de Sul, que agora tem a oportunidade de fazer curso de Especialização,em uma das universidades mais renomadas de direito”, afirmou Joenildo.

Na prática, a assinatura do convênio com Girona dará aos magistrados de MS ampla qualificação na temática garantista e processualista, além da titulação acadêmica de especialista e, para queles que complementarem seus estudos, apresentarem e defenderem dissertação, será conferido o título de mestre pela Universidade de Girona (European Credit Transfer Sisten).

Outro aspecto positivo que merece destaque é que esses cursos de pós-graduação (latu e estrito sensu) contribuem para a constituição do quadro de docentes da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa do Poder Judiciário trará reflexos positivos na prestação jurisdicional de alto nível para os jurisdicionados. “Esse é um grande passo no do processo de globalização do conhecimento e da troca do saber jurídico”, disse o diretor-geral da Ejud-MS, Des. Ruy Celso Barbosa Florence.

Ainda segundo Ruy Celso, Mato Grosso do Sul sente-se honrado em participar deste projeto com a Universidade de Girona, que possui renomados professores penalistas e processualistas como Pastor Daniel, Mercedes Fernández López e o próprio Professor Jordi Ferrer.

O diretor de Girona, Jordi Ferrer, expressou que é a concretização de um trabalho de dois anos que pretende aproximar os saberes jurídicos destas comunidades com culturas, história e interesse em comum.

“O curso possui especialistas de primeiro nível, tanto da Espanha como do México, do Peru, da Itália, da Argentina e do Brasil, que estão empenhados em dar formação continuada aos magistrados, aproveitando as características comuns da comunidade Ibero-americana”.

Participaram também da reunião o juiz auxiliar da presidência, Olivar Augusto Roberti Coneglian; o juiz Aldo Ferreira da Silva Júnior, membros do Conselho Consultivo e de Programas da Ejud, o vice-presidente da AMAMSUL, juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, o juiz convocado Odemilson Roberto Castro Fassa, e a diretora-geral da Secretaria do TJMS, Zelma Araújo Teixeira Munhoz.

Termos – O contrato firmado pelo TJMS com a Universidade de Girona prevê a prestação de serviços de apoio administrativo na área educacional para a realização do Curso de Master/Especialização em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial, com a finalidade de ampliar o aperfeiçoamento nos estudos e pesquisas sobre a leitura garantista dos direitos fundamentais e do processo penal.

Outra finalidade é possibilitar ao profissional do direito o uso das técnicas de hermenêutica, argumentação e lógica, na construção dialética de soluções jurídicas para os conflitos de interesse.

A Coordenação Acadêmica do curso será composta pelo Des. Ruy Celso Barbosa Florence e pelos professores doutores Jordi Ferrer Bertran e Adrian Sgarbi.

A primeira etapa do curso terá aulas presenciais,em Campo Grande, ministradas por professores da Universidade de Girona, e serão disponibilizadas 30 vagas.

A segunda etapa será com aulas presenciais na Universidade de Girona (Espanha), com o mesmo quantitativo de vagas para os magistrados.

A duração do curso é de três semestres obrigatórios, com mais um período de seis meses para entrega dos trabalhos de conclusão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)