O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio do Departamento de Apoio Judicial, implementará um novo modelo de gestão para melhorias nos procedimentos de Mandados Judiciais, bem como das atividades dos Analistas Judiciários – Área Fim – Serviço externos (Oficiais de Justiça), com desenvolvimento de soluções estratégicas que permitam mensurar e melhorar o desempenho, a produtividade e a qualidade no cumprimento de mandados judiciais. A primeira medida é introduzir novos métodos de gestão para o trabalho dos oficiais de justiça, com bonificações baseadas na qualidade do trabalho, fiscalização e controle.
Será implementada uma nova modalidade de avaliação, aferida objetivamente por sistema informatizado, medindo a eficiência e a celeridade do Oficial de Justiça na execução de cada ato judicial. Junto a isto, haverá relatórios gerenciais apresentando desempenhos, resultados e informações do cumprimento dos mandados, individualizando o desempenho de cada servidor. Essas informações, junto à avaliação do trabalho, será a base para a gratificação de desempenho concedida ao Oficial de Justiça, sendo estímulo constante a fazer mais e melhor, buscando todas as diligências possíveis e necessárias para um resultado positivo do mandado e com o menor prazo.
O novo modelo de gestão de mandados judiciais ainda prevê a padronização de documentos e procedimentos, cursos e treinamentos dos servidores, além do uso de tecnologias para ajudar o trabalho dos Oficiais de Justiça. A implementação desta nova metodologia tornará mais simples e efetiva a Gestão dos Mandados Judiciais e o trabalho dos Oficiais de Justiça, resultando em melhoria do atendimento aos jurisdicionados, aumento da produtividade e qualidade dos mandados, que passarão a ser executados de forma eficiente e célere. Desta forma, o Tribunal de Justiça espera atender à demanda social, evoluindo satisfatoriamente na prestação jurisdicional.