Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/06/2004 15:23

TJ/MS concorre ao I Prêmio Innovare

TJ/MS

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul inscreveu-se no I Prêmio Innovare – O Judiciário do Século XXI, na categoria Tribunal, com o trabalho que vem sendo desenvolvido na área de excelência em gestão pela qualidade. A 1ª Vara da Infância e Juventude também fez a inscrição para concorrer ao Prêmio, na categoria juiz-individual, com o Projeto Padrinho.
O conjunto de prática de gestão inscrita, que teve como marco o diagnóstico estratégico realizado em 20 comarcas do Estado, nas quais foram identificados os principais problemas de gestão do Poder Judiciário de MS, tem como objetivo principal implementar ações que ofereçam à população uma melhor qualidade na prestação jurisdicional. Esse conjunto de práticas de excelência em gestão pela qualidade é inspirado no modelo do Programa de Qualidade do Serviço Público (PQSP), sediado no Ministério do Planejamento do Governo Federal e está focado na mobilização e na orientação de dirigentes e servidores, preparando-os para serem agentes de um modelo empreendedor de administração pública. Em resumo, promove a melhoria de gestão no Poder Público e eleva o padrão dos serviços prestados ao cidadão.
Como objeto de trabalho, o programa identifica todas as atividades positivas e negativas nas atividades e procedimentos do Poder Judiciário e, a partir dos resultados, são implementadas estratégias e ações que visam minimizar os problemas. Dentre elas se destacam obras, informatização, gestão de pessoas, política de comunicação social, gestão de materiais, gestão de recursos financeiros e outros.
As metas mais visíveis a serem atingidas são a diminuição do tempo de duração dos processos judiciais; maior produtividade da atividade fim; redução de desperdícios nas atividades meio e do custo dos processos de trabalho; aumento da satisfação dos usuários com a prestação do serviço judicial; a responsabilidade social do Judiciário, levando a justiça às comunidades mais carentes que dificilmente têm acesso a ela; incentivo de magistrados e de servidores na busca de excelência da qualidade dos serviços e, por fim, a melhoria das condições gerais de trabalho, buscando a satisfação de magistrados e de servidores.
O Projeto Padrinho, implantado pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Campo Grande, em junho de 2000, e instituído pelo Tribunal de Justiça, em novembro de 2003, nas Comarcas que manifestaram interesse, visa solucionar os problemas das crianças, dos adolescentes e das famílias que figuram nos processos da Vara.
O objetivo principal é trabalhar no sentido de que estas crianças permaneçam ou voltem a suas famílias, evitando que fiquem nas ruas ou em abrigos, em virtude da miséria das famílias. Para que isso se torne real, o projeto proporciona ajuda material ou afetiva às crianças e aos adolescentes, tais como: prestação de serviços, ajudas material e financeira, apoio afetivo e à saúde, oportunidades de cursos e empregos. Em 2003, foram contabilizados 820 atendimentos e, em 2004, já foram realizados 250 atendimentos de vários tipos, abragendo crianças que estejam com suas famílias ou nos abrigos.
Innovare - O I Prêmio Innovare: o Judiciário do Século XXI tem a finalidade de premiar juízes, tribunais e juizados especiais, autores de práticas pioneiras e bem-sucedidas de gestão do Poder Judiciário brasileiro, que contribuam para a modernização, melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços da Justiça.
O projeto não se encerra com a premiação dos vencedores. A partir da identificação e da escolha das práticas de gestão bem-sucedidas, será realizado um trabalho de sistematização destas iniciativas, com o objetivo de formatá-las e difundi-las por todo o país.
Segundo o calendário da organização o resultado final será divulgado em julho de 2004 e mais de 400 práticas de modernização de gestão do Judiciário foram inscritas para concorrer ao I Prêmio Innovare.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)