Cassilândia, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

22/01/2008 14:58

TJ espera enxurrada de ações contra telefonia fixa

Sandra Luz - Campo Grande News

Uma enxurrada de processos é esperada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul depois da edição da súmula que estabelece as decisões dos Juizados Especiais do Estado quanto à assinatura básica de telefonia fixa. A súmula uniformiza as decisões dos magistrados que passarão a considerar ilegal a cobrança.

Segundo a juíza Sandra Regina da Silva Artioli, do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, ações de consumidores que questionam as decisões tornaram-se mais freqüentes há cerca de dois anos. A estimativa é que existam cerca de 5 mil processos neste sentido. Com a publicidade da súmula, a expectativa é de aumento.

A súmula, além de considerar a cobrança ilegal, estabelece que o ressarcimento ao consumidor que questionou o pagamento na forma simples, ou seja, somente o que foi pago a título de assinatura básica. Também ficam vetadas novas cobranças ao consumidor autor da ação.

De acordo com a juíza, a decisão cabe recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) tanto pelas concessionárias que se sentirem prejudicadas, como por consumidores que discordarem da forma de ressarcimento. O prazo para recorrer é de dez dias a partir da publicação da súmula, que foi dia 21. Porém, explica a magistrada, o prazo não tem efeito suspensivo e os juízes ainda poderão usar a súmula nas decisões.

Os consumidores podem entrar com processo questionando o pagamento da assinatura básica dos últimos cinco anos. Somente serão beneficiados com a decisão aqueles que entrarem na Justiça. Como a decisão cabe recurso ao STF, a situação ainda pode mudar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
09:00
Maternidade
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Sexta, 20 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)