Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TJ empossa desembargadores Vilson Bertelli e Odemilson Fassa

TJMS - 20 de novembro de 2014 - 06:32

TJ empossa desembargadores Vilson Bertelli e Odemilson Fassa

A exemplo de outras solenidades, os plenários ficaram lotados de amigos e autoridades que prestigiaram a posse dos novos desembargadores. Porém, desta vez, em vez de um, dois juízes foram empossados no mais alto cargo da justiça sul-mato-grossense: Vilson Bertelli e Odemilson Roberto Castro Fassa.

Conduzidos ao plenário pelo decano, Des. Claudionor Miguel Abss Duarte, e pelo mais moderno, Des. Luiz Claudio Bonassini da Silva, os dois juízes prestaram juramento legal e receberam a toga de suas esposas. Ambos foram homenageados com apresentações do Grupo de Incentivo à Cidadania e Qualidade de Vida – Viver Bem e pelos integrantes do Coral do Tribunal de Justiça, sob a regência do maestro Nillo Cunha.

O primeiro a discursar foi o juiz Wilson leite Corrêa, presidente da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL), que considerou o momento como ímpar, lembrou que os juízes ingressaram na magistratura há mais de 25 anos e, desde então, construíram carreiras exemplares. Ele apontou que os empossados possuem em seus currículos a particularidade de pertencer ao mundo acadêmico. Dedicados ao aperfeiçoamento profissional, ambos são professores de renome no meio jurídico, exemplo e referência para os operadores do Direito.

“Caros desembargadores, os magistrados de Mato Grosso do Sul contam com seu apoio nas questões associativas, inclusive, esperando que continuem sendo defensores de nossas prerrogativas, de melhores condições de trabalho e de remuneração compatível com a dignidade do cargo. Desejamos sucesso nessa nova etapa da carreira e que Deus continue iluminando as suas decisões e seus passos”, cumprimentou.

Em nome da Defensoria Pública falou Paulo André Defante, que garantiu prezar a importante parceria construída ao longo dos anos. Em seu discurso, ele mencionou o Selo Diamante recebido do CNJ pelo Poder Judiciário de MS e afiançou que a premiação é a mais recente prova de que o esforço dos desembargadores do TJMS, assim como seu corpo técnico-administrativo, contribui de maneira significativa para a consolidação do Estado Democrático de Direito.

“Agora, este mesmo tribunal recebe novos membros. Certamente os desafios serão muitos, mas o serviço de ambos continuará sendo exercido com a eficiência, a imparcialidade e a sensibilidade necessárias para que a justiça de MS continue na vanguarda”.

Pelos advogados discursou o presidente da OAB/MS, Júlio Cezar Souza Rodrigues, que citou as qualidades dos empossandos. Júlio Cezar chamou Bertelli de renomado processualistas e apontou que as virtudes pessoais e profissionais de Fassa foram marca constante na vida do magistrado.

“Cumprimento, em nome dos 11.800 advogados, os desembargadores, desejando uma profícua missão nesta egrégia Corte Judiciária, estendendo-lhes a solidariedade do integral apoio da OAB/MS na resolução dos problemas e na superação dos permanentes desafios que se defronta esta Corte na garantia e defesa dos valores republicanos”.

A recepção em nome do Ministério Público foi feita em nome do Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, que citou Salomão no livro de Eclesiastes, ao ressaltar que tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo embaixo do céu.

“E hoje é tempo de recepcionarmos os dois novos integrantes da mais alta Corte de Justiça de MS. (…) O caminhar de V. Excias na magistratura, contribuindo sempre com as administrações desta Corte, inclusive já atuando no TJMS como juízes convocados, dá a certeza ao Ministério Público e à sociedade de Mato Grosso do Sul que teremos dois grandes magistrados e especialmente dois homens de caráter e competência distintas para integrar o Tribunal de Justiça de MS”.

Pelo Tribunal de Justiça, o Des. Dorival Renato Pavan saudou o agora Des. Bertelli. Amigo com quem judicou em primeiro grau, Pavan fez um discurso em que apontou que não é o Tribunal de Justiça que ganha com a promoção: é o jurisdicionado.

“Muitos aqui não conhecem o verdadeiro perfil deste notável magistrado, oriundo de terras gaúchas, criado no Paraná e tendo Mato Grosso do Sul como a terra de seu coração. (…) Quem não o conhece, pensa que o agora Des. Bertelli é uma pessoa difícil de tratar, que tem a soberba dentro de si e esse é o maior dos enganos. Não conheço pessoa mais humilde, desprovida de orgulho ou arrogância, cordial, amigo, simples, sincero e sensível.(...) Boas vindas a este Sodalício, rogando a Deus que sempre o proteja, abençoe e ilumine seu caminho e sua trajetória, e conceda-lhe a sabedoria necessária ao exercício de suas funções”.

O Des. Sideni Soncini Pimentel recepcionou o Des. Fassa. Ele falou da experiência profissional vasta e destacada do novo colega, testemunhou o homem simples, cordial e sensível, características que assinalam a pessoa do novo desembargador e confessou que a ocasião é igualmente especial para ele.

“Este momento é, antes de mais nada, um ato de reconhecimento do seu elevado caráter e distintas qualidades profissionais e intelectuais, exaltadas por seus pares ao longo de uma virtuosa carreira. (…) Tenho a convicção de que Vossa Excelência contribuirá enormemente com o engrandecimento deste Poder e cumprirá, com altivez, as expectativas que lhe são depositadas”, expressou Sideni.

Os empossandos foram os últimos a discursar. Sem disfarçar a emoção, o Des. Bertelli começou sua fala com uma inegável declaração à esposa e tudo o que ela representa em sua vida. Citou os filhos, familiares, pessoas queridas e garantiu ficar honrado em integrar o Tribunal de Justiça de MS, judiciário que está, e há muito tempo, entre os melhores do Brasil.

“Esse discurso, por expressa disposição regimental, tem por finalidade o agradecimento. E a gratidão é a memória do coração. Há muito por agradecer. No meu caso especialmente, porque este momento, em alguns instantes da minha vida recente me pareceu algo inatingível, ou, o que seria bem pior, seria recebido apenas pos mortem. Seja como for, eu consegui chegar ao ápice da minha carreira e estou muito feliz. Extremamente feliz. E sou muito grato por isso”.

Nominando colegas da primeira instância, Bertelli prestou homenagens à magistratura de MS e assumiu o compromisso de jamais esquecer os 26 anos de magistratura de primeiro grau. Ao encerrar, citou o escritor Augusto Branco: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.

O Des. Fassa também fez inúmeros agradecimentos e comprometeu-se a somar esforços, imbuído dos melhores propósitos para trabalhar em favor do povo e do Poder Judiciário. Ele prometeu atuar com absoluta independência e imparcialidade, obediente tão somente à sua consciência, mas cônscio de que a decisão colegiada é a melhor solução.

“Esta sessão solene de posse consubstancia acontecimento especialíssimo em minha vida profissional e, tomado pela emoção, talvez não consiga transmitir-lhes a intensa felicidade. O êxito, todavia, compartilho com muitos que contribuíram para que este momento se concretizasse. Alguns verdadeiros anjos a me proteger e a guiar-me no percurso: às vezes, carregando-me ou desobstruindo os caminhos”.

Falando sobre os sentimentos experimentados ao longo da carreira, ele mostrou estar ciente dos desafios que o aguardam, em razão do elevado quantitativo de recursos que chegam ao Tribunal de Justiça. “Requer atenção e empenho permanente para que a prestação jurisdicional se dê em tempo aceitável, tarefa cada vez mais difícil. (…) Sou grato a este Estado que me acolheu e propiciou-me o exercício da função que escolhi, terra onde entabulei novas e gratificantes amizades”.

SIGA-NOS NO Google News