Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

23/11/2013 06:20

TJ concede aposentadoria por invalidez a vítima de acidente

TJMS

Por unanimidade, a 1ª Câmara Cível deu provimento ao recurso movido por M.A.F.F. no qual pugna pela Conversão de Auxílio-Acidente em Aposentadoria por Invalidez.

Nos autos, o autor narra que, em virtude de um acidente, teve um de seus braços totalmente decepado e que anda com dificuldade, arrastando a perna esquerda. Ele afirma que seus prejuízos físicos estão comprovados pelas diversas perícias que realizou.

Atualmente M.A.F.F. recebe meio salário-mínimo a título de auxílio-acidente, e pede a conversão do benefício em aposentadoria por invalidez, já que está totalmente incapacitado para exercer qualquer atividade laborativa.

Valendo-se do artigo 42 da Lei nº 8.213/91, que estabelece que a aposentadoria por invalidez será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição. A concessão de aposentadoria por invalidez depende da verificação da condição de incapacidade mediante exame médico pericial a cargo da Previdência Social. Para o Des. Divoncir Schreiner Maran, relator do processo: “a meu sentir, restou devidamente constatada a invalidez total e permanente do apelante. Com efeito, a invalidez permanente do segurado deve ser analisada no âmbito da atividade que ele até então exercia ou que à ela se assemelhe”.

Para o relator, a incapacidade permanente do recorrente foi confirmada pelo Laudo Pericial Judicial. Uma vez que o apelante não tem condições de ser reinserido no mercado de trabalho, o desembargador deu provimento ao recurso, concedendo ao autor o direito à percepção do benefício de aposentadoria por invalidez.

Processo nº 0071394-16.2007.8.12.0001

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social - imprensa@tjms.jus.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 28 de Maio de 2018
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)