Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/07/2016 15:30

TJ autoriza mãe a matricular filho no maternal antes de completar 3 anos

Midiamax

O caso aconteceu no interior, mas a decisão pode atingir um grande número de pais com filhos menores de três anos de idade que ainda não podem matriculá-los no maternal das escolas particulares de todo o Estado.

Na ação em questão, a criança, M.N.M, representada por sua mãe, ajuizou ação contra a diretora pedagógica de uma escola particular em Nova Andradina, município localizado 301 km da Capital, pela recusa na efetivação da matrícula.

A alegação da diretora era que a criança não completaria três anos de idade até o dia 31 de março deste ano. A ação foi protocolada em dezembro de 2015, e a mãe informou que seu filho completaria a idade pedida duas semanas após o evidenciado no regimento escolar e no Projeto Político Pedagógico da Instituição, no dia 14 de abril de 2016.

Para o desembargador que relatou o caso no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Vladimir Abreu, não se pode ‘restringir direitos interpretando a norma literalmente, pois há um conjunto de regras a serem observadas’.

“Da interpretação, tanto da Constituição Federal quanto do Estatuto da Criança e do Adolescente, conclui-se que o Estado tem a obrigação de garantir o acesso desde a creche aos mais elevados níveis de ensino. Vê-se, assim, que a educação é um direito social e se constitui em violação grave ao direito líquido e certo a negativa de matricular o menor”, pontuou o magistrado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)