Cassilândia, Domingo, 27 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

01/08/2003 15:28

TJ abre o segundo semestre com novidades

Assessoria TJ

Segunda-feira (04), o Poder Judiciário retoma suas atividades normais depois do período forense. Durante o recesso, oficiaram a 1ª e a 2ª Turma Especial, e, a partir de hoje, iniciam-se os trabalhos das Seções Cíveis, da Seção Criminal, da Seção Especial Cível, das Turmas Cíveis, das Turmas Criminais e do Pleno. A novidade para este semestre fica por conta das alterações do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul, aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado antes do recesso e publicadas no Diário Oficial no dia 21 de julho de 2003, com objetivo de dar mais agilidade aos julgamentos.
A Lei nº 2.653/03 proporciona maior celeridade na votação dos recursos no Tribunal de Justiça, porque regulamentou a competência do Tribunal Pleno, passando algumas matérias para o âmbito das Seções Cíveis e da Seção Criminal. A medida alivia a pauta do Pleno e propicia maior agilidade na prestação jurisdicional. Essa mesma lei ainda reestrutura o sistema de cumprimento de mandados no Judiciário, por meio da Controladoria de Mandados.
As medidas, embora sejam internas, têm reflexo direto na agilização dos trabalhos judiciários. De acordo com o relatório divulgado no início do período forense, a Secretaria Judiciária prevê um recorde de processos distribuídos e processos julgados em 2003. Conforme os registros, no primeiro semestre foram distribuídos 7.512 processos e julgados 7.272. Com essa média, até o final do ano, o número dobra, o que significa um crescimento de 100% na produção do Tribunal de Justiça nos últimos cinco anos, período em que o número de Desembargadores subiu apenas de 21 para 25.
Outra novidade trazida pela nova lei está na composição da Seção Criminal: o Ouvidor Judiciário passa a exercer função jurisdicional como membro integrante. No biênio 2002/2004, o Ouvidor Judiciário de Mato Grosso do Sul é o Des. Carlos Stephanini, que, além do Tribunal Pleno e da Segunda Turma Criminal, passa a compor também a Seção Criminal.
Abrindo o calendário, a 3ª Turma Cível julga na segunda-feira (4), às 8 horas, 16 processos. No período da tarde (14 horas), a 1ª Seção Cível julga 3 processos, e a Seção Criminal, 11 processos. O restante do calendário pode ser conferido no site do Tribunal de Justiça, www.tj.ms.gov.br, no canal Consultas, Pauta de Julgamento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)