Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Títulos de eleitores se acumulam nos cartórios

02 de agosto de 2006 - 14:15

Atualmente, conforme o último levantamento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), do total de 1.561.181 eleitores do Estado, Corumbá e Ladário concentram 73.167, ou seja, 4,69% do universo sul-mato-grossense com direito a voto. Nas eleições deste ano, são 1.940 votantes a mais em relação a 2004, de acordo com os dados oficiais nos dois municípios. Estão incluídos nesse número, pessoas que votarão pela primeira vez ou aquelas que transferiram o domicílio eleitoral. Como o processo para a solicitação do titulo de eleitor, nas duas opções, terminou em maio, centenas de títulos ainda aguardam a retirada nos cartórios eleitorais das 7ª e 50ª zonas, que reúnem eleitores de Corumbá e de Ladário.

Somando-se aos recém-alistados e aos que transferiram suas seções eleitorais, os documentos provenientes de pedidos de segunda via contribuem para que as gavetas dos cartórios da cidade fiquem abarrotadas a pouco mais de dois meses do processo que escolherá presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

A orientação aos eleitores que se encontram nessa situação é procurar os cartórios para retirada do título o mais rápido possível. “O quanto antes melhor, já que no dia 1º de outubro (data da votação) a movimentação deve ser intensa aqui devido a todas as ações referentes às eleições”, informa a chefe do cartório da 50ª zona eleitoral, Luciana Cavalcante.

No meio de tantos títulos a espera de seus donos, é possível encontrar até mesmo documentos confeccionados para o pleito de 2002. Uma prova do descaso de algumas pessoas. “Como elas sabem que podem votar com qualquer outro documento de identificação, acabam deixando o título aqui, mas é bom lembrar que, em muitos casos do cotidiano, nos é cobrada a apresentação do título de eleitor como, por exemplo, abertura de crediários, matrículas em instituições de ensino, admissão e contratação por empresas”, observou Luciana. “Esses documentos não permanecem nos cartórios por prazo indeterminado. De tempos em tempos, analisamos os casos e fazemos a invalidação”, explicou.

A solicitação e a retirada do título de eleitor apenas poderão ser feitas pelo titular do documento. “Muitos enviam parentes para buscar o documento pronto, porém nós só entregamos o título na mão da própria pessoa como medida de segurança”, contou a chefe do cartório da 50ª zona ao Corumbá On Line.

Extravio

Quem extraviar ou tiver o título de eleitor furtado, pode pedir novo documento até 15 dias antes da data das eleições, apresentando um documento de identificação como RG, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação. Não é cobrada nenhuma taxa pela confecção do novo título que deve ficar pronto após duas semanas da solicitação.

SIGA-NOS NO Google News