Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/02/2014 18:52

Tireoide: saiba mais sobre a glândula que é essencial

Agência do Rádio

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, logo abaixo da região conhecida popularmente como gogó. A tireóide produz hormônios para que órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins, funcionem bem. No entanto, eventualmente, podem aparecer nódulos na tireóide. Às vezes, esses nódulos são cancerosos. Nesses casos, há necessidade de retirar a glândula. Mas, após a retirada, o paciente não fica prejudicado se fizer reposição desses hormônios. É o que faz a gerente de tecnologia, Cássia França. Ela retirou a tireoide há quatro anos e tem uma vida normal:

"Estou só na fase de monitoramento e tenho que tomar o hormônio sintético para o resto da vida. Você fazendo a reposição correta, é normal, é um remédio que você vai tomar pra vida toda, mas não influencia absolutamente em nada na sua vida."

 Um dos tratamentos oferecidos pelo SUS aos pacientes com tumor na tireóide é a iodoterapia. O procedimento, indicado para depois da retirada da glândula, utiliza o iodo para destruir as células comprometidas que ainda restaram após a cirurgia. Para casos de baixo risco de reincidência da doença, o iodo é administrado em baixas dosagens e o paciente pode ir para a casa logo depois da intervenção. É o que explica a endocrinologista do INCA, Instituto Nacional do Câncer, Fernanda Vaisman.

"São tumores mais simples, pequenos, que têm um prognóstico, que significa o quê que vai acontecer com o paciente daqui para frente, muito bom. E aí isso é um avanço bom tanto para os pacientes quanto para a rede porque sobrecarrega menos a rede e aí só precisa ficar internado para fazer a iodoterapia aqueles pacientes com a doença mais agressiva."

 Já para os casos mais complexos, o iodo é administrado em doses elevadas e exige que o paciente permaneça internado para evitar o risco de radiação. A endocrinologista Fernanda Vaisman conta que a iodoterapia, para quaisquer casos, não compromete a qualidade de vida do paciente:

"Pode deixar o olho um pouco seco, a boca um pouco seca, pode dar um pouquinho de dor nas glândulas salivares. Ela não é nada parecida com quimioterapia, nem com radioterapia, ela não faz cair o cabelo, não faz a pessoa ficar enjoada, emagrecendo. Então é muito mais tranquila do que qualquer desses outros cânceres que a gente ver que tem que tratar com quimioterapia, que tem um efeito no organismo como um todo. A iodoterapia é bem focada na tireoide."

O SUS oferece tratamento complementar de câncer de tireoide com iodoterapia há mais de cinquenta anos. Para saber mais, acesse: www.inca.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)