Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/07/2008 07:21

Tire as dúvidas sobre a rubéola

Agência do Rádio

No dia nove de agosto começa a Campanha de Vacinação contra a Rubéola. Os adultos entre vinte e trinta e nove anos devem ir até um posto de saúde para tomar a vacina contra a doença. Em cinco estados, os jovens entre doze e dezenove anos também vão receber a dose. São eles: Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. A meta é vacinar setenta milhões de pessoas. Nós vamos conversar agora com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Marília Bulhões, que vai tirar algumas dúvidas sobre a campanha. Coordenadora, essa campanha contra a rubéola é a maior já realizada no mundo. Qual o objetivo do Ministério da Saúde?

"Neste momento, nós temos que ter a população protegida, uma vez que os surtos de rubéola começaram no segundo semestre de 2006, em Minas e no Rio, e foram se espalhando por todo o País. Neste momento, temos um surto no Estado do Pará. E somente com a vacinação global de toda a população adulto-jovem do nosso País é que poderemos ter o bloqueio, a eliminação da transmissão da rubéola em nosso País".

A vacinação começa no dia nove, um sábado, e continua até o dia doze de setembro em todos os postos de saúde. E no dia trinta de agosto, que também é um sábado, os postos vão funcionar, não é isso, coordenadora?

"Acabado o dia nove, todos os postos ficarão abertos para receber as populações especiais.. Inclusive, no dia central, no dia 30 de agosto, homens e mulheres de vinte a trinta e nove anos terão um sábado disponível, porque é uma população que trabalha que estuda e pode não ir aos centros de saúde em dia útil, neste caso o dia 30 de agosto é o dia central de mobilização para vacinação".

"Porque os homens são responsáveis por 70% dos casos de rubéola, desde 2006. Esse perfil se justifica, uma vez que as nossas crianças estão protegidas, faz parte do calendário rotineiro de vacinação, a vacina contra a rubéola com um ano de idade, e temos também uma chance de reforço entre quatro e seis anos. As mulheres tiveram em 2001 e 2002, uma chance de vacinar em uma campanha que aconteceu, apesar das coberturas não terem sido excelentes. E os homens, não tinham uma proposta para eles, e era entre eles que a circulação do vírus permanecia".


Drª Marília, qual a validade da vacina de rubéola?



"A validade é para sempre. Uma vez tomada este ano, esperamos atingir as coberturas e não precisar mais de uma estratégia para rubéola em adultos no nosso País. As crianças é que vão nascendo, vão sendo incluídas no calendário de rotina de vacinação".

E conclui:

"É fundamental que a população de todo País se vacine entre 20 e 39 anos para a rubéola. Pessoas de ambos os sexos, uma vez que temos que terminar com a circulação do vírus da rubéola em nosso País, a exemplo do que já foi feito com a poliomielite, a varíola, o sarampo etc. A rubéola causa muitos danos quando acomete a mulher gestante e o homem também precisa se vacinar, uma vez que o contato dele com uma irmã, uma vizinha, uma colega de trabalho, uma esposa, uma namorada que possa estar gestante vai levar à síndrome da rubéola congênita".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)