Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tipo de pneu influencia desempenho de tratores

Agência Notisa - 08 de abril de 2005 - 14:30

Alguns fatores influenciam diretamente o desempenho dos tratores e, conseqüentemente, os resultados da produção. Um desses fatores é o tipo de pneu. Dependendo das características, o pneu é capaz de reduzir a durabilidade do trator e o desempenho de sua tração. O tipo de solo também interfere na deterioração das máquinas, mas o pneu tem um papel fundamental. Isso é o que mostram pesquisadores do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista.

De acordo com artigo publicado na edição de março/abril de 2005 da revista Ciência Rural, o objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de um trator agrícola, variando o tipo de pneu (radial, diagonal e baixa pressão), combinando duas condições de lastragem do trator (com e sem água nos pneus) e quatro velocidades de deslocamento. O experimento foi conduzido no Campus de Jaboticabal da Universidade, em um local ocupado pela cultura de soja.

Os pesquisadores constataram que o pneu radial teve desempenho superior aos demais, principalmente em velocidades mais altas. O pneu radial, segundo eles, aumentou a potência na barra, a rotação do motor e a capacidade de campo efetiva. Em segundo lugar, o pneu que apresentou o melhor desempenho foi o de baixa pressão e por último o diagonal.

Em relação à lastragem, a equipe observou que para velocidades medianas, a lastragem com água foi superior. “A combinação da condição de lastragem e a marcha selecionada reforçam a importância da lastragem com líquido nos pneus do trator para trabalhar em uma operação de preparo do solo com escarificador”, explicam no artigo.

Dessa forma, é importante que os agricultores escolham o melhor tipo de pneu para o solo que pretendem trabalhar, uma vez que o pneu pode melhorar o desempenho do tratar e a capacidade de produção. Além disso, pneus adequados vão prolongar o tempo de vida da máquina, evitando gastos com reposição de peças.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News