Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/04/2005 14:30

Tipo de pneu influencia desempenho de tratores

Agência Notisa

Alguns fatores influenciam diretamente o desempenho dos tratores e, conseqüentemente, os resultados da produção. Um desses fatores é o tipo de pneu. Dependendo das características, o pneu é capaz de reduzir a durabilidade do trator e o desempenho de sua tração. O tipo de solo também interfere na deterioração das máquinas, mas o pneu tem um papel fundamental. Isso é o que mostram pesquisadores do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista.

De acordo com artigo publicado na edição de março/abril de 2005 da revista Ciência Rural, o objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de um trator agrícola, variando o tipo de pneu (radial, diagonal e baixa pressão), combinando duas condições de lastragem do trator (com e sem água nos pneus) e quatro velocidades de deslocamento. O experimento foi conduzido no Campus de Jaboticabal da Universidade, em um local ocupado pela cultura de soja.

Os pesquisadores constataram que o pneu radial teve desempenho superior aos demais, principalmente em velocidades mais altas. O pneu radial, segundo eles, aumentou a potência na barra, a rotação do motor e a capacidade de campo efetiva. Em segundo lugar, o pneu que apresentou o melhor desempenho foi o de baixa pressão e por último o diagonal.

Em relação à lastragem, a equipe observou que para velocidades medianas, a lastragem com água foi superior. “A combinação da condição de lastragem e a marcha selecionada reforçam a importância da lastragem com líquido nos pneus do trator para trabalhar em uma operação de preparo do solo com escarificador”, explicam no artigo.

Dessa forma, é importante que os agricultores escolham o melhor tipo de pneu para o solo que pretendem trabalhar, uma vez que o pneu pode melhorar o desempenho do tratar e a capacidade de produção. Além disso, pneus adequados vão prolongar o tempo de vida da máquina, evitando gastos com reposição de peças.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)