Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Thiago Pereira vence 200 m peito e critica brasileiros

R7 - 17 de dezembro de 2009 - 16:08

Thiago Pereira, dono de seis medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, venceu nesta quinta-feira (17) a prova de 200 m peito, com o tempo de 2min10s66, no Torneio Open de natação disputado no Clube Pinheiros, em São Paulo. Em conversa com o R7, o atleta falou sobre as vantagens de treinar fora do Brasil e defendeu o fim dos maiôs tecnológicos.

O carioca treina atualmente na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Junto com o time da USC, ele é orientado por Dave Salo, principal técnico da instituição. Para Thiago, a mentalidade de quem treina fora do país é mais vencedora.

- Na parte técnica não há diferença. Mas o clima entre os atletas é outro. Aqui no Brasil todos treinam para chegar em uma Olimpíada, esse é o foco. Lá fora, treinam para ganhar uma Olimpíada.

Thiago, que treinou por muitos anos no Brasil, conquistou medalhas no Pan-Americano de Santo Domingo e do Rio de Janeiro e quebrou recordes sul-americanos. Ele chegou na Olimpíada de Atenas-2004 como a maior esperança do Brasil, mas decepcionou nos 200 e 400 m medley. Nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e no Mundial de Roma deste ano, também não obteve medalhas.

Pouco depois de vencer os 200 m peito, Thiago caiu na piscina logo em seguida para mais uma prova. Cansado, não conseguiu um bom tempo nos 200 m medley e terminou na terceira posição. A vitória ficou com Henrique Rodrigues, com 1min58s73.

- Eu não estou acostumado a nadar duas provas uma atrás da outra. Acabei fazendo uns seis segundos abaixo do meu tempo. Eu estava cansado. Mas valeu o desafio.

Thiago competiu em São Paulo usando o maiô tecnológico, mas afirmou que já treina usando a bermuda para se adaptar à nova regra. Apesar das vantagens que a vestimenta oferece aos atleta, ele se diz a favor do fim dos “supermaiôs”.

- Eu apoio essa mudança, acho que será bom. Essa roupa faz o nadador a ficar mais para cima na água, ajuda muito nos últimos 25 metros da prova. Agora vamos precisar nos adaptar e ter uma forma física ainda melhor para vencer.

Focado nos treinamentos dos 100 e 200 m medley, o brasileiro afirmou que o seu principal objetivo em 2010 é o Torneio Pan Pacific, que será disputado em agosto nos EUA, uma das competições mais importantes do mundo.

SIGA-NOS NO Google News