Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Teste do Coraçãozinho

Hospital Santa Lucinda - 15 de janeiro de 2017 - 09:00

O Teste do Coraçãozinho (ou Oximetria de Pulso) é um teste rápido e indolor que pode salvar a vida de bebês que nascem com problemas cardíacos. Deve ser realizado nas primeiras 24 a 48 horas após o nascimento. Trata-se de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria a concentração de oxigênio no sangue deve ser igual ou superior a 95%, se a concentração estiver abaixo pode apontar risco de defeito no coração (figura 1).

O exame leva menos de 5 minutos para ser realizado, e pode chamar a atenção para a investigação de defeitos congênitos, como “buracos” entre as câmaras do coração, além de defeitos nas válvulas cardíacas.

Em maternidades do Reino Unido, o teste do coraçãozinho possibilitou a detecção de 75% das alterações cardíacas. Quando relacionado com outros métodos pré e pós o nascimento, como ultrassonografia e ecocardiograma, a probabilidade de detecção subiu para 92%.

Nem todos os hospitais fazem este procedimento para seus pequenos pacientes, mas o Hospital Santa Lucinda faz!

Você Sabia?

Que cerca de um a dois de cada 1.000 recém-nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita crítica? De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, 30% dos recém-nascidos que têm problemas cardíacos graves recebem alta das maternidades sem o diagnóstico. Nem sempre o bebê apresenta sopros à ausculta que possam despertar suspeita clínica (figura 2). O resultado da falta de diagnóstico precoce e de tratamento adequado pode ser o choque cardiogênico (incapacidade do coração de bombear uma quantidade adequada de sangue), a hipóxia (baixa oxigenação para tecidos nobres como o cérebro) ou até a morte precoce.

Leis de Obrigatoriedade

Na Câmara dos Deputados tramita o projeto de lei (PL) 484/2011, de autoria do senador Eduardo Azeredo, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, incluindo vários testes de triagem neonatal, dentre os quais o da oximetria de pulso.

SIGA-NOS NO Google News