Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Teste da orelhinha detecta problemas auditivos no bebê

Agência do Rádio - 17 de novembro de 2009 - 06:51

Três em cada mil crianças nascem com algum problema auditivo. Mas um exame simples pode resolver o problema. É o teste auditivo neonatal, conhecido como teste da orelhinha, feito em recém-nascidos. A fonoaudióloga Gabriela Cintra explica que o exame é rápido e não dói nada.

"É colocada uma sonda no meato acústico externo do bebê. Essa sonda produz um som que estimula as células sensoriais do bebê. Quando essas células são estimuladas, elas emitem uma pressão e a gente capta com essa sonda essas pressões. Então através de análises estatísticas, a gente consegue visualizar a presença do funcionamento das células sensoriais da audição do bebê."

Segundo Gabriela Cintra, o teste da orelhinha pode evitar que os bebês tenham problemas também no desenvolvimento da fala.


"Quando a criança desenvolve principalmente os dois primeiros anos sem ouvir ou sem ouvir bem consequentemente ela vai ter alterações de linguagem. Mas quando você faz o exame, descobre que tem um problema e já faz um tratamento precocemente, você possibilita que a criança tenha mesmo com a perda auditiva, o desenvolvimento da linguagem."

A fonoaudióloga adverte: o teste da orelhinha deve ser feito a partir dos primeiros dez dias de vida e não pode ultrapassar o primeiro mês de idade.


"Se faz muito próximo ao parto a gente tem a possibilidade do exame dar uma alteração e essa alteração ser decorrente de líquidos, de vérnix na orelha do bebê."

Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a tornar o teste da orelhinha obrigatório. Quinze maternidades mineiras já fazem o exame de graça.

Reportagem, Alan Borges

SIGA-NOS NO Google News