Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/06/2009 10:54

Terremoto semelhante ao de MS já causou morte em Minas

Aline Queiroz, Campo Grande News

Terremoto semelhante ao ocorrido ontem à noite em Mato Grosso do Sul já causou morte em Minas Gerais, em dezembro de 2007. “Se o epicentro do terremoto tivesse acontecido em centros urbanos com residências de má qualidade poderia causar danos e até morte”, afirma o professor de sismologia do Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), Lucas Vieira Barros.

O tremor ocorrido ontem em Mato Grosso do Sul chegou a 4,8 graus na escala Richter. O professor explica o abalo teve a mesma “magnitude” do que aconteceu em Minas Gerais, o primeiro a registrar morte no Brasil. Terremoto de 4,9 graus na escala Richter foi sentido na comunidade rural de Caraíbas, distante 35 km de Itacarambi.

Uma criança de cinco anos morreu esmagada pela parede de sua casa, que não resistiu ao abalo e caiu. Outras duas pessoas tiveram traumatismo craniano e quatro foram internadas com ferimentos leves.

O professor explica que não é possível prever novos tremores. Ele esclarece ainda que a região é propensa à ocorrência de tais fenômenos porque existem falhas geológicas ativas que se mobilizam ao longo do tempo. Quando acontecem movimentações geram tremores.

Embora não seja possível antecipar a ocorrência de terremotos, as pessoas que residem nesta região podem prevenir problemas. “Os terremotos apenas são de natureza imprevisível, mas seus efeitos podem ser minimizados pela construção de casas sismoresistentes”, com estrutura fortalecida por bons materiais de construção, conclui o professor.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)