Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terremoto semelhante ao de MS já causou morte em Minas

Aline Queiroz, Campo Grande News - 16 de junho de 2009 - 10:54

Terremoto semelhante ao ocorrido ontem à noite em Mato Grosso do Sul já causou morte em Minas Gerais, em dezembro de 2007. “Se o epicentro do terremoto tivesse acontecido em centros urbanos com residências de má qualidade poderia causar danos e até morte”, afirma o professor de sismologia do Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), Lucas Vieira Barros.

O tremor ocorrido ontem em Mato Grosso do Sul chegou a 4,8 graus na escala Richter. O professor explica o abalo teve a mesma “magnitude” do que aconteceu em Minas Gerais, o primeiro a registrar morte no Brasil. Terremoto de 4,9 graus na escala Richter foi sentido na comunidade rural de Caraíbas, distante 35 km de Itacarambi.

Uma criança de cinco anos morreu esmagada pela parede de sua casa, que não resistiu ao abalo e caiu. Outras duas pessoas tiveram traumatismo craniano e quatro foram internadas com ferimentos leves.

O professor explica que não é possível prever novos tremores. Ele esclarece ainda que a região é propensa à ocorrência de tais fenômenos porque existem falhas geológicas ativas que se mobilizam ao longo do tempo. Quando acontecem movimentações geram tremores.

Embora não seja possível antecipar a ocorrência de terremotos, as pessoas que residem nesta região podem prevenir problemas. “Os terremotos apenas são de natureza imprevisível, mas seus efeitos podem ser minimizados pela construção de casas sismoresistentes”, com estrutura fortalecida por bons materiais de construção, conclui o professor.

SIGA-NOS NO Google News