Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terremoto de 7,3 graus atinge o Japão

Portal Terra - 07 de dezembro de 2012 - 06:52

Um terremoto de 7,3 graus de magnitude atingiu a costa leste japonesa na manhã desta sexta-feira, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A NHK, rede de televisão japonesa, reportou que o tremor, de profundidade 32 km, foi sentido com intensidade na capital Tóquio e um alerta de tsunami foi emitido.
O sismo foi registrado a 245 km de Kamaishi, a área habitada mais próxima do epicentro, e a 462 km de Tóquio. Outro terremoto, réplica do primeiro, foi registrado 13 minutos depois, com 6,2 graus de magnitude e epicentro a 220 km de Kamaishi.

Apesar do alerta, o Serviço Geológico dos Estados Unidos descartou a possibilidade de um grande tsunami. \"Não há uma ameaça de tsunami importante e destrutiva, mas os terremotos desta potência podem gerar tsunamis locais com capacidade destrutiva nas costas\", afirma uma nota do centro americano, que tem sede no Havaí.
Ainda assim, a agência japonesa advertiu que a onda pode atingir 2 metros de altura na costa nordeste. A região é próxima do epicentro do tremor de março de 2011, que causou a morte de mais de 3,5 mil pessoas. De acordo com a Reuters, a Tokyo Electric, responsável pela usina nuclear de Fukushima, não registrou irregularidades perceptíveis na radiação.

A empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) anunciou não ter constatado nenhuma anomalia nas centrais nucleares do nordeste do país. \"Não registramos nada anormal nos dados de seis reatores da central de Fukushima Daiichi\", afirmou um porta-voz da TEPCO, em referência a uma unidade gravemente afetada pelo acidente do ano passado.

Em Nagoya, cidade onde o Corinthians está concentrado para o Mundial de Clubes, o terremoto foi pouco sentido.
Um terremoto de 7,3 graus de magnitude abalou nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão, o que levou as autoridades a emitir um alerta de tsunami, apesar da agência americana do setor ter descartado grandes repercussões no Pacífico. Várias regiões do Japão sentiram o tremor, em particular os municípios afetados pelo terremoto de 9 graus registrado em 11 de março de 2011 e que provocou um maremoto de proporções catastróficas, com a morte de 20.000 pessoas e a destruição parcial da central nuclear de Fukushima. A empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) anunciou não ter constatado nenhuma anomalia nas centrais nucleares do nordeste do país. \"Não registramos nada anormal nos dados de seis reatores da central de Fukushima Daiichi\", afirmou um porta-voz da TEPCO, em referência a uma unidade gravemente afetada pelo acidente do ano passado. Também não foram constatados problemas na segunda central de Fukushima (Daini), nem em Onagawa. Os edifícios tremeram em Tóquio, que fica a centenas de quilômetros do epicentro do terremoto.

SIGA-NOS NO Google News