Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Últimas Notícias

24/03/2005 10:51

Terremoto de 5,5 graus atinge o norte do Mato Grosso

Diário de Cuiabá


A terra tremeu ontem à tarde em quatro municípios da região norte do Mato Grosso. Por volta das 17h15, moradores de Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Juara sentiram o chão vibrar e ouviram um barulho ensurdecedor. O abalo se estendeu pela região conhecida como Vale do Arinos, percorrendo um raio de até 110 quilômetros entre uma cidade e outra.

O fenômeno, freqüente na região, dessa vez foi mais forte do que o habitual. Apesar de acostumado aos pequenos tremores, ontem o prefeito de Tabaporã, Rogério Riva, resolveu comunicar o fato aos pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB), que acompanham a ocorrência de terremotos no Brasil e a intensidade de cada um.

De acordo com o prefeito, os tremores atingiram 5,5 pontos na Escala Richter. A informação foi passada a ele pelos pesquisadores que, de Brasília, acessam dados dos sismógrafos instalados no Vale do Arinos. Nos próximos dias, os pesquisadores irão até a região para se reunir com os membros dos conselhos de engenharia das quatro cidades. "Vamos conversar com todos os engenheiros para mudar a sistemática de construção na região", disse.

O último abalo mais intenso nestes municípios havia sido registrado em 1998, com 5,2 pontos na escala. Desde então, houve centenas de pequenos abalos. A maioria nem chega a ser percebida pela população. Ontem, não houve registro de acidentes, queda de muros ou de pessoas feridas. "No prédio da prefeitura, que é o mais antigo, tinha uma pequena rachadura, que se alargou. Acho que não é coisa para se preocupar", tranqüilizou o prefeito.

A 103 quilômetros dali, a secretária de Saúde de Porto dos Gaúchos, Joelma Trevisan, sentiu o abalo durante uma reunião no hospital da cidade. "Fez um barulho de trovão, achei que pudesse ser chuva. Percebi que não era porque o chão, as pernas tremiam. Uma senhora idosa que estava internada ficou nervosa e saiu para o corredor porque a cama dela chacoalhou", contou. A região possui uma falha geológica ativa. Os sismos, como são chamados, são causados pela acomodação das camadas que formam o planeta, as placas tectônicas. Há 50 anos, Porto dos Gaúchos foi o cenário do maior terremoto ocorrido no país, com intensidade de 6,6 pontos.

No fim do ano passado, foi registrado um tremor de 3 pontos em Barão de Melgaço, a 120 quilômetros de Cuiabá. Um abalo de magnitude 3 é considerado fraco mas pode causar pequenas rachaduras nas construções. Além de alguns municípios de Mato Grosso, já foram registrados sismos de maior intensidade no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais.




Diário de Cuiabá

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)