Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terremoto de 5,5 graus atinge o norte do Mato Grosso

Diário de Cuiabá - 24 de março de 2005 - 10:51


A terra tremeu ontem à tarde em quatro municípios da região norte do Mato Grosso. Por volta das 17h15, moradores de Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Juara sentiram o chão vibrar e ouviram um barulho ensurdecedor. O abalo se estendeu pela região conhecida como Vale do Arinos, percorrendo um raio de até 110 quilômetros entre uma cidade e outra.

O fenômeno, freqüente na região, dessa vez foi mais forte do que o habitual. Apesar de acostumado aos pequenos tremores, ontem o prefeito de Tabaporã, Rogério Riva, resolveu comunicar o fato aos pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB), que acompanham a ocorrência de terremotos no Brasil e a intensidade de cada um.

De acordo com o prefeito, os tremores atingiram 5,5 pontos na Escala Richter. A informação foi passada a ele pelos pesquisadores que, de Brasília, acessam dados dos sismógrafos instalados no Vale do Arinos. Nos próximos dias, os pesquisadores irão até a região para se reunir com os membros dos conselhos de engenharia das quatro cidades. "Vamos conversar com todos os engenheiros para mudar a sistemática de construção na região", disse.

O último abalo mais intenso nestes municípios havia sido registrado em 1998, com 5,2 pontos na escala. Desde então, houve centenas de pequenos abalos. A maioria nem chega a ser percebida pela população. Ontem, não houve registro de acidentes, queda de muros ou de pessoas feridas. "No prédio da prefeitura, que é o mais antigo, tinha uma pequena rachadura, que se alargou. Acho que não é coisa para se preocupar", tranqüilizou o prefeito.

A 103 quilômetros dali, a secretária de Saúde de Porto dos Gaúchos, Joelma Trevisan, sentiu o abalo durante uma reunião no hospital da cidade. "Fez um barulho de trovão, achei que pudesse ser chuva. Percebi que não era porque o chão, as pernas tremiam. Uma senhora idosa que estava internada ficou nervosa e saiu para o corredor porque a cama dela chacoalhou", contou. A região possui uma falha geológica ativa. Os sismos, como são chamados, são causados pela acomodação das camadas que formam o planeta, as placas tectônicas. Há 50 anos, Porto dos Gaúchos foi o cenário do maior terremoto ocorrido no país, com intensidade de 6,6 pontos.

No fim do ano passado, foi registrado um tremor de 3 pontos em Barão de Melgaço, a 120 quilômetros de Cuiabá. Um abalo de magnitude 3 é considerado fraco mas pode causar pequenas rachaduras nas construções. Além de alguns municípios de Mato Grosso, já foram registrados sismos de maior intensidade no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais.




Diário de Cuiabá

SIGA-NOS NO Google News