Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terra volta a tremer em Mato Grosso

Jonas Jozino, 24horasnews - 02 de dezembro de 2009 - 12:00

A terra voltou a tremer em Mato Grosso e deu um grande susto nos moradores da cidade de Santa Cruz do Xingu na noite desta terça-feira, entre 23h40 e 23h45. Depois de um barulho estrondoso, casas começaram a balançar, móveis e utensílios domésticos a cair de prateleiras e paredes, portas e janelas baterem a população de aproximadamente dois mil habitantes foi toda para as ruas. Ninguém dormiu em suas casas, com medo de novos tremores. “Tudo tremeu a meus pés”, disse assustada uma moradora.

Tremores de terra em Mato Grosso não é uma novidade. Só na cidade de Tabaporã, foram registrados pelo Observatório Sismológicos da Universidade de Brasília, seis no período de 12 de junho a 6 de outubro, todos com escala considerada baixa. O último tremor, dia 6 de outubro foi sentido por moradores de Tabaporá, Porto dos Gaúchos e Juara, às 5h40, com epicentro 1.6 na escala richter, que mede a potencialidade dos tremores e durou aproximadamente 117 segundos. O mais forte aconteceu no dia 24 de junho, às 3h07 atingindo 3.1.

João Valdir, funcionário da prefeitura disse ao portal de notícias 24 Horas News que o medo foi grande entre a população. Segundo ele a terra tremeu, as casas balançaram, a energia chegou a ser cortada por segundos e alguns móveis e utensílios domésticos chegaram a cair de prateleiras e paredes. “Parecia que tinha havia uma forte explosão. Foi um barulho grande e tudo começou a tremer”, disse João Valdir.

Segundo ele, o tremor aconteceu por volta das 23h45 da noite de terça-feira. “Na minha rua não houve quem tivesse coragem de entrar em suas casas. Ninguém dormiu de medo. Tudo aconteceu em fração de segundos. Depois a calmaria voltou, mas o medo não acabou”, disse. João lembrou que estava assistindo televisão com sua mãe e familiares quando a terra tremeu. “Minha mãe começou a chorar. Pensou que era o fim do mundo. Todo mundo apavorado”, lembrou, ressaltando que logo equipes da Prefeitura de Santa Cruz do Xingu foram acionadas para prestar assistência à população. “Felizmente não foi nada grave”.


Diogo Albuquerque, estudante de Geofísica da Universidade de Brasília confirmou que realmente aconteceu um tremor na cidade de Santa Cruz do Xingu. Responsável pelo Observatório Sismológico, ele informou que tremores em Mato Grosso são comuns nas regiões de Tabapurã e Porto dos Gaúchos, cidades que estão a 500 quilômetros de Santa Cruz do Xingu.

Diogo não revelou qual foi o grau de intensidade do tremor. “Estamos fazendo uma análise em nossos aparelhos que detectaram o movimento sismológico para detectarmos a intensidade do tremor. O que posso avaliar neste momento é que foi em escala leve”, disse, ressaltando que ainda hoje o departamento da Universidade de Brasília vai divulgar todos os dados sobre o tremor na cidade.


SIGA-NOS NO Google News