Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terra treme em Mato Grosso

Roberto Inácio, Rádio Interativa/24horasnews - 27 de janeiro de 2010 - 07:20

Um pequeno tremor de terra foi registrado no Projeto de Assentamento Santa Maria, interior de Água Boa, no Vale do Araguaia. Alguns moradores disseram que ouviram um estrondo muito forte por volta das 23 horas de sábado. Logo após o estrondo, ocorreu o tremor de terra. disse que as janelas batiam e até seus botijões de gás no depósito fizeram barulho. Ele relatou que as pessoas ficaram com medo do abalo sísmico.

A diretora da Escola Bela Vista, Lilia Aparecida de Oliveira, contou que estava acordada em seus momentos de folga, quando sentiu o chão tremer. Já outros moradores em sítios fora da vila, disseram que até os pratos e garrafas fizeram barulho na hora do tremor de terra.

Apesar disso, profissionais do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília disseram que se o abalo foi muito pequeno e pode não ter sido detectado pelos aparelhos instalados em território matogrossense. Os professores informaram que a estação sismológica mais próxima fica em Porto dos Gaúchos no Norte do Mato Grosso.

Segundo os técnicos, está descartada a hipótese de que fosse um raio, pois os moradores do P.A. Santa Maria afirmaram que o tempo estava bom na noite de sábado. Outra situação descartada é se próximo ao assentamento, existiria alguma atividade mineradora, cujas explosões poderiam ser confundidas com o abalo sísmico

Uma hipótese pode ser o excesso de chuva dos últimos dias, que provoca desmoronamentos nas camadas inferiores da terra. Os técnicos vão analisar os dados, e se for necessário, podem enviar uma equipe de profissionais para verificar de perto esta possível atividade sísmica no PA Santa Maria.

SIGA-NOS NO Google News