Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terra de ninguém ou... de todos?

Gisele Meter* - 05 de dezembro de 2013 - 12:45

A internet é uma importante fonte de informação, mas o espaço virtual tem sido palco de publicações com falsas autorias

Basta navegar por um site de busca para encontrar uma citação desejada. Mas, será que a autoria dos textos e frases é confiável? A internet é uma ferramenta enriquecedora do conhecimento, porém, pode ser uma armadilha. “Temos a informação ao nosso alcance em apenas alguns cliques, mas precisamos saber se é verdadeira, pois as ‘pseudo referências’, baseadas em dados falsos, podem nos levar a equívocos”, alerta a psicóloga e consultora estratégica em gestão de pessoas, Gisele Meter.

Segundo a psicóloga, a internet deve ser utilizada como um meio e não como um dogma. “Acreditar em tudo que se vê na rede é como colocar um véu sobre os olhos, não permitindo a si próprio a obtenção do verdadeiro conhecimento, aquele construído através do questionamento da verdade e da crítica da informação. Há que se voltar o pensamento para a busca de fundamentos concretos e legítimos”, salienta.

A consultora avalia que o avanço da tecnologia facilita o trabalho diário e proporciona a troca de conhecimento, mas deve-se conferir as informações. “Este fenômeno da internet é algo realmente positivo. Nos coloca à disposição uma diversidade de opções para realizar tarefas e rapidamente traz informações que há um tempo poderia levar horas ou dias para consegui-las. No entanto, é preciso checar sempre”, salienta e reitera: “Sem ao menos questionar, as pessoas disseminam um conteúdo raso e com falta de referências sólidas. Isso gera um encurtamento intelectual, impedindo a crítica do próprio pensamento e da informação apresentada”, pondera.

Gisele Meter, que já constatou a publicação de uma frase de sua autoria atribuída a outra pessoa, recomenda que a origem da informação seja consultada em fontes diversas e confiáveis, entre eles sites consolidados e livros. “Todos nós estamos sujeitos a receber ou encontrar uma informação equivocada, entretanto, uma boa alternativa é sempre questionar e investigar”, aconselha. “A era do conhecimento tem sido inegavelmente uma grande ferramenta para a transformação social, mas a informação sem pesquisa e validação se transforma em algo torpe, levando à alienação pessoal e impactando diretamente em vários outros contextos”, avalia.

Sobre Gisele Meter

Gisele Meter é psicóloga (CRP 08/18389), empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional. Colunista de portais e sites voltados ao público feminino e de Administração, ela também é a idealizadora do método Life® - Liderança Feminina Estratégica para o desenvolvimento de líderes nas empresas.

SIGA-NOS NO Google News