Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/12/2013 12:45

Terra de ninguém ou... de todos?

Gisele Meter*

A internet é uma importante fonte de informação, mas o espaço virtual tem sido palco de publicações com falsas autorias

Basta navegar por um site de busca para encontrar uma citação desejada. Mas, será que a autoria dos textos e frases é confiável? A internet é uma ferramenta enriquecedora do conhecimento, porém, pode ser uma armadilha. “Temos a informação ao nosso alcance em apenas alguns cliques, mas precisamos saber se é verdadeira, pois as ‘pseudo referências’, baseadas em dados falsos, podem nos levar a equívocos”, alerta a psicóloga e consultora estratégica em gestão de pessoas, Gisele Meter.

Segundo a psicóloga, a internet deve ser utilizada como um meio e não como um dogma. “Acreditar em tudo que se vê na rede é como colocar um véu sobre os olhos, não permitindo a si próprio a obtenção do verdadeiro conhecimento, aquele construído através do questionamento da verdade e da crítica da informação. Há que se voltar o pensamento para a busca de fundamentos concretos e legítimos”, salienta.

A consultora avalia que o avanço da tecnologia facilita o trabalho diário e proporciona a troca de conhecimento, mas deve-se conferir as informações. “Este fenômeno da internet é algo realmente positivo. Nos coloca à disposição uma diversidade de opções para realizar tarefas e rapidamente traz informações que há um tempo poderia levar horas ou dias para consegui-las. No entanto, é preciso checar sempre”, salienta e reitera: “Sem ao menos questionar, as pessoas disseminam um conteúdo raso e com falta de referências sólidas. Isso gera um encurtamento intelectual, impedindo a crítica do próprio pensamento e da informação apresentada”, pondera.

Gisele Meter, que já constatou a publicação de uma frase de sua autoria atribuída a outra pessoa, recomenda que a origem da informação seja consultada em fontes diversas e confiáveis, entre eles sites consolidados e livros. “Todos nós estamos sujeitos a receber ou encontrar uma informação equivocada, entretanto, uma boa alternativa é sempre questionar e investigar”, aconselha. “A era do conhecimento tem sido inegavelmente uma grande ferramenta para a transformação social, mas a informação sem pesquisa e validação se transforma em algo torpe, levando à alienação pessoal e impactando diretamente em vários outros contextos”, avalia.

Sobre Gisele Meter

Gisele Meter é psicóloga (CRP 08/18389), empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional. Colunista de portais e sites voltados ao público feminino e de Administração, ela também é a idealizadora do método Life® - Liderança Feminina Estratégica para o desenvolvimento de líderes nas empresas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)