Cassilândia, Sábado, 21 de Julho de 2018

Últimas Notícias

05/07/2018 07:40

Terminal ferroviário é solução logística para Mato Grosso do Sul

Correio do Estado

 

Após retomar as atividades no ano passado, o Terminal Ferroviário de Chapadão do Sul foi reformado, ampliado e inaugurado hoje, após investimento de R$ 27 milhões fruto de parceria entre a concessionária Rumo Logística e a empresa Engelhart Commodities Trading Partners (ECTP).

O objetivo é alcançar a capacidade de transportar 2 milhões de toneladas de soja e milho, por ano, aos portos brasileiros, triplicando a eficácia atual. Dessa forma, o terminal recoloca Mato Grosso do Sul como ponto de embarque da Ferronorte, que antes apenas passava pelo Estado, além de apresentar resultados práticos nos preços aos produtores rurais locais.

“Quando a gente pensa em logística, a gente tem sempre que pensar em redução de custo logístico. E a ferrovia traz a redução. Quando reduz o custo, você paga melhor. A gente cria mais uma opção logística para o Estado. Os preços ao produtor de Chapadão do Sul e do Céu [GO] já melhoraram e este ano nós já embarcamos soja de São Gabriel do Oeste”, detalhou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura (Semagro), Jaime Verruck.

Após a paralisação nacional dos caminhoneiros, o tema das ferrovias voltou ao foco e, conforme Verruck, isso é pensado desde o início do governo como uma solução para o escoamento da produção agrícola do Estado.

“A questão da ferrovia realmente estava esquecida. Aqui, só neste terminal, a expectativa para o próximo ano é de que 35 mil caminhões façam a descarga. São 35 mil caminhões que deixam de transitar ou daqui para Paranaguá, ou daqui para Santos. Aumenta muito o fluxo na economia local, tanto de fluxo de diesel quanto de caminhoneiro. A gente precisa concentrar essa carga e passar para um modal mais competitivo”, completou o secretário.

De acordo com o presidente da Rumo Logística, Julio Fontana Neto, o elo de parceria com uma empresa privada era o que faltava para a expansão e crescimento do terminal. “É uma parceria muito importante para a gente. O terminal começou a operar no ano passado com 600 mil toneladas e ano que vem vamos chegar a 2 milhões de toneladas”, destacou.

O plano de obras foi dividido em duas etapas: começou pela reforma estrutural do terminal para garantir a reativação das operações e, em seguida, na segunda fase, os serviços foram concentrados na ampliação da estrutura. Foram instalados um novo tombador e duas novas tulhas, com aumento na capacidade estática de 9 mil para 39 mil toneladas.

A Ferronorte ou Ferrovia Norte Brasil (EF-364) estende-se por 755 quilômetros, de Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT). Junto da Malha Paulista, forma o principal corredor de exportação agrícola do Brasil, ligando as regiões produtoras de grãos do Centro-Oeste brasileiro ao porto de Santos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 21 de Julho de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Julho de 2018
09:00
Santo do dia
Quinta, 19 de Julho de 2018
19:07
Cassilândia
16:09
Cassilândia
14:00
Artigo
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)