Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/12/2005 18:42

Termina sem consenso segundo dia de reunião da OMC

Mylena Fiori/ABr

Hong Kong (China) – A reunião de cerca de 25 ministros na chamada Green Room durou quatro horas, durante a madrugada, mas terminou sem um único consenso. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estiveram em pauta três assuntos: agricultura, produtos industriais e pacote de ajuda para nações mais pobres.

Segundo Amorim, a União Européia não aceitou se comprometer com uma data para eliminar os subsídios à exportação agrícola. "Não houve conclusão, porque ali tudo se resolve por consenso", resumiu o ministro. As conversas para redução das tarifas de produtos industriais não tiveram nenhuma novidade, segundo Amorim. O ministro afirma que os países apenas reiteraram suas posições.

Também foi discutida a oferta do governo norte-americano de dobrar a ajuda financeira aos países menos desenvolvidos no próximo ano. Hoje (14), o representante de Comércio dos Estados Unidos, Rob Portman, havia acenado com US$ 2,7 bilhões para o fortalecimento do comércio naqueles países. Em troca, pedia que esses Países reduzissem suas tarifas sobre produtos industriais.

A proposta não teve avanço, segundo Amorim. Os países mais pobres teriam demonstrado descontentamento. O ministro considera que novas reuniões deverão tratar desse tema, que pode ser uma das poucas novidades da conferencia de Hong Kong.

A reunião do Green Room terminou há pouco, madrugada do horário local. Após o encontro, Amorim conversou com jornalistas para fazer um relato do encontro. O Green Room costumava ser estabelecido em casos de impasses nas negociações comerciais – os países ricos faziam seus acordos a portas fechadas e depois os comunicavam aos demais membros da OMC. Com o fortalecimento dos países em desenvolvimento, participam das reuniões de 20 a 30 países.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)