Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Termelétrica da Bolívia começou a operar nesta manhã

Marcelo Fernandes, do Corumbaonline - 06 de março de 2004 - 19:13

Entrou em operação nesta manhã a usina termoelétrica da cidade boliviana de Puerto Suarez, na província de German Busch, distante cerca de quinze minutos do centro de Corumbá. A inauguração, que reuniu autoridades daquele país, contou com as presenças do presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Alfredo Fernandes, e do gerente de Suprimento de Enersul, Jair Martins Molina.
A Cooperativa Rural de Eletrificação Ltda, a empresa privada responsável pelo setor energético da Bolívia, investiu US$ 6 milhões (cerca de R$ 17,1 milhões) na obra, iniciada em 21 de julho de 2003. O cronograma inicial previa a entrada em operação no último dia 29 de fevereiro, mas entraves burocráticos atrasaram em seis dias o funcionamento efetivo da usina.
Contudo, “não comprometeram o empreendimento”, explicou o gerente da Cooperativa em German Busch, Luiz Correa. Localizada à beira do rio Paraguai, a térmica boliviana, através das duas turbinas norte-americanas, tem potência para gerar 10 megawatts, quantidade que pode ser ampliada para até 100 MW, de acordo com a demanda, num período de oito meses.
A ampliação é possível em função da localização. A estação de transporte do gás natural fica dentro da área da térmica. Segundo técnicos bolivianos, a Estação de San Marcos tem capacidade de transportar 1,5 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia.

SIGA-NOS NO Google News