Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro: O rato atrevido

Terezinha Tagliaferro, de Malta - 01 de outubro de 2010 - 07:42

Por incrivel que parece hoje vou contar pra voces uma historinha bem simples e comum, so pra voces terem a certeza que sao as que mais incomodam, que tira a nossa paz e até o nosso sono.
Hoje faz exatamente uma semana que notei a presença de uma companhia inoportuna.
Aqui a falta de terra é tanta que chamamos de area um cubiculo de apenas 1m x 1.50m.Na verdade la nao tem nem um banco...E apenas um vao que serve pra entrar claridade nos apartamentos.Entao, nesse cubiculo temos as janelas do banheiro e da cozinha.Meu apartamento fica no meio, encima tem mais uma familia e embaixo tenho minha garagem e minha loja, sendo que tem a porta no fundo da loja que da nessa pequena area.Deixei ali umas ceramicas, sobras do piso da garagem, encostadas na parede.Eu quis conservar porque se quebrar alguma é dificil achar outra igual.
Acontece que fico sempre de olhos nessa area pra nao juntar sujeira, pois pode entupir a tubulaçao, principalmente neste periodo de chuvas porque ali desce atraves de uma calha toda a agua do teto, tanto do meu como da familia decima.Cai na area e continua escorrendo para a rua atraves de uma tubulaçao que percorre todo o espaco da minha garagem e loja.Na entrada do tubo, la na rua eu coloco uma tampa feita de tela larga porque assim a agua escorre tranquila e ao mesmo tempo nao permite a entrada de nenhum.
Nao sei da onde surgiu, so sei que faz uma semana que estou com esse inquilino que achou morada debaixo da ceramica.Vi umas sujeiras , fui limpar e o rato saiu, passando pertinho de mim.Tive vontade de gritar, mas como nao adiantava nada me limitei a sentir apenas o disparo do meu coraçao....
Mais que depressa fui buscar um pedaço de queijo, defumei na chapa porque a sabedoria popular diz que assim é melhor, coloquei na ratoeira e pensei...estou tranquila... amanha ja estarei livre de tudo.
Segundo minha filha, o tal rato fez alguma escola e ja tem alguma experiencia porque nao entrou na ratoeira.
No sabado de manha abri a porta e vi que ele estava la.Apenas ouviu o barulho, saiu do ninho e correu para a tubulaçao.Aproveitei pra lavar a area e coloquei a vassoura de pelo pra secar.
A tarde desci pra ir a Santa Missa e decidi dar uma olhada, ver se tinha entrado na ratoeira e estou la observando a distinta e nada...entao pensei em recolher a vassoura.Quando levo a mao pra pega-la, noto um cordao preto...observo melhor e nao podia acreditar.Estava procurando o rato no chao e o atrevido estava dormindo encima dos pelos da vassoura.Tudo era preto, ele estava de costas e nem percebeu, continuou ali.Era até simpatico.Estava me afeiçoando a ele.Pensei em preparar uma panela de agua fervendo e mata-lo apos a missa, mas o bichinho é esperto.Quando voltei nao estava mais la.
No domingo, a minha amiga brasileira me disse que agua fervendo so mata ratinho.Ela me aconselhou de comprar veneno, entao fui comprar na segunda-feira.Preparei uma folha de revista bem colorida e coloquei o veneno encima.Agora era so rezar para o bichinho ter fome e comer antes da chuva.Depois de um certo tempo fui controlar aqui pela janela e notei que ja tinha comido a metade.
Ontém a noite eu vi que nao tinha nem mais o papel e hoje de manha fui ver o que tinha acontecido.A primeira coisa que fiz foi olhar a tampa do tubo e vi o que eu ja imaginava.O rato morreu na tubulaçao, veio a chuva e ele ficou entalado na tela da tampa.Perdi até a tampa.Amanha terei de fazer outra.Porém respirei aliviada.Joguei o bicho no licho.
Eu ja estava de saida para a academia, mas decidi limpar a area.Preparei um balde de agua com desinfetante forte, coloquei luvas e pensei que em meia hora estaria tudo pronto.Comecei a lavar as ceramicas com a intençao de tira-las dali quando percebi que minha euforia durou pouco.Vejo passar perto de mim novamente uma ratazana, saindo debaixo da ceramica.Meu coraçao disparou mais forte.Poxa, pensei...era o casal.Provavelmente estava para dar cria.A ratazana entrou na tubulaçao, entao pensei...vai demorar pra voltar aqui e decidi limpar tudo mesmo.Retirei a ceramica apos lavar tudo com desinfetante.Depois abri outro pacote de veneno e coloquei encima de um plastico porque o piso estava umido.
Consequencias:
1- Fiquei o dia todo com dor de cabeça pelo cheiro do desinfetante que detesto.
2-Mesmo com as luvas minha mao ficou cheirando.
3-Atrasei uma hora pra sair de casa.Atrapalhou todo o meu dia.
4-Tive de jogar até a garrafinha de agua fora porque pegou cheiro na tampa quando fui abrir.
5-Meu carro esta com cheiro do desinfetante porque a sola do tenis estava impregnada.
6-Coloquei a ceramica na escada com a intençao de leva-las para o teto e a escada esta cheirando o tal desinfetante que nem posso abrir a porta de casa.
7-Joguei a vassoura fora.
8-Se o cheiro nao sair do tenis terei de joga-lo também.
9-Preciso comprar tela pra fazer uma nova tampa.

Resultado :
Espero que amanha cedo eu jogue um balde de agua e o rato saia morto na rua, se por acaso esta noite nao chover.Sei que ele esta na tubulaçao. Ja olhei aqui decima e ele carregou até o plastico onde estava o veneno.E assim se coloca um ponto final nesta historia.
O bom mesmo é so ve-los no desenho \\\\\\\\\\\\\\\" Tom e Jerry\\\\\\\\\\\\\\\" porque na realidade nao tem nada pra rir.O bichinho é pequeno, mas como faz estrago....e como perturba....
Estive pensando que até nisso tem rato que tem sorte.Me refiro aos ratos que vivem nos sitios.Eles tem uma vida com muito mais vantagens porque vivem ao ar livre, com menos poluiçao e menos sujeira e muita alimentaçao.Os de cidade vivem em esgotos,acho que é exatamente por isto que sao mais perigosos.
So sei que ando assustada com rato.
So desejo que voces nao tenham essa mesma minha experiencia porque é terrivel.E se precisarem comprar veneno nao se esqueçam de deixar bem no alto, onde criança nao pode alcançar e de preferenia guardar dentro de vidro com o desenho de uma caveira pra se saber que é muito perigoso.Ao menos o que comprei é cor-de -rosa e tem um belo aspecto.Parece galatina.

Terezinha de Jesus Tagliaferro

SIGA-NOS NO Google News