Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro: "Minha paciente de 95 anos"

Terezinha de Jesus Tagliaferro, de Malta - 16 de dezembro de 2009 - 15:55

Ela se chama Sister Salvina.Tem 95 anos e ha 15 dias atras fez 50 anos de religiosa.Ela nasceu de familia simples e viveu na simplicidade toda sua vida.Nao se recorda nem sequer se ja almocou, mas e lucida, alegre, gentil.Com ela damos boas risadas todos os dias. Conta muitas historias do passado e tem algumas que ja conhecemos de cor e salteado de tanto que repete.
Ha dois meses atras esteve hospitalizada e quando a superiora e outras religiosas foram visita-la levaram um susto pensando que ela estivesse mal pois as enfermeiras e os medicos estavam em torno da sua cama.No fim viram que estavam apenas escutando as historias dela e se divertiam.
De vez em quando ela fica agitada, penso que e proprio da idade.Segunda-feira foi um desses dias.Ela dizia que precisava sair e queria uma bengala, pois precisava ir a um casamento.Entao a noite ela tomou a decisao de ir ao tal matrimonio e como nao caminha, ela deu um jeito de ir escorregando na cama.Acontece que a guarda da cama nao e inteira e ela acabou caindo pelo espaco vazio.Machucou todo o rosto, mal pode abrir o olho.Ontem ficou agitadissima. Conversou o dia todo e coisas sem sentido.Nem squer me reconheceu.Me disse: Voce e um bom menino, voce pode se casar se quiser, o importante e conntinuar sendo um bom rapaz.Eu pensei....Pronto...so me faltava essa...
Hoje passei la no convento e estavam trocando a cama dela e ela ja esta bem melhor.Ja esta ate comendo sozinha.Ontem tive de dar agua e cafe com a seringa.
Sempre ela me fala: " Como e bruta a velhice" Eu lhe digo: " Deve se dar por feliz porque tem um teto,tem comida,medicina,medico e o carinho de quem cuida.Tem pessoas que nao tem nada disso, mesmo doente e tem de lutar pra sobreviver".Entao ela responde: " E verdade, nada me falta."Porem, eu sei muito bem qual e o sofrimento dela e de todas as pessoas na situacao dela.O maior sofrimento e perder a privacidade, a independencia,nenhum mal se compara a isto.E ai, entao que precisamos parar e refletir um pouco.Nos levantamos, nos movemos, corremos de um lado para o outro o dia todo,retornamos a casa, mais compromissos, dormimos ...vem outro dia, recomeca a rotina.Passam os dias, as semanas, os meses , os anos.... Amigo nao espera a velhice , a doenca ou qualquer imprevisto pra voce ser obrigado a colocar um "stop" e comecar a refletir sobre o sentido da vida, de onde voce veio e pra onde deve retornar.Nao devemos esquecer de dar duas palavrinhas com nosso Criador, ao menos, de manha e a noite pra agradecer por todas as dadivas que Ele nos da.Experimente, agradecer faz a diferenca, nos torna dignos do Pai e mais humanos com nosso semelhante.

SIGA-NOS NO Google News