Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro: História de Malta (final)

Terezinha Tagliaferro - 03 de agosto de 2009 - 05:38

O CAMINHO PARA A INDEPENDENCIA


Para o povo Maltes o caminho para a liberdade foi arduo e dificil.
Em 1921, quando foi concedido o auto-governo pode-se dizer que, quanto se refere a politica, o povo dividiu-se em dois grupos : - o grupo pro Britanico, que aceitava a lingua e a cultura inglesa como tambem a divulgacao da lingua Maltesa e o grupo pro Italiano .Deste grupo fazia parte grande parte do clero que viam na cultura Britanica um caminho aberto para o Protestantismo.
Tambem surgiu no cenario politico um novo partido, o Partido Laborista que tinham como objetivos a educacao obrigatoria, promocao da lingua Inglesa e Maltesa, o melhoramento das condicoes sociais e trabalhistas.
Quando o partido pro Britanico, que estava no poder tentou algumas reformas, a Igreja se rebelou e isto criou uma grande confusao.Entao as eleicoes foram suspensa e a Constituicao foi retirada em 1930.
Na eleicao seguinte o partido pro Italiano com o apoio da Igreja venceu e um ano depois a Constituicao foi suspensa novamente e Malta voltou sob uma administracao colonial.So o governo Britanico tinha o controle das Ilhas nao levando em consideracao a opiniao politica local, impos o Maltes e o Ingles como as duas linguas oficiais que de fato sao ate os dias de hoje, enquanto o Italiano foi eliminado do circuito administrativo.No momento em que a esta nova Constituicao era aplicada surgiu a Segunda Guerra Mundial.



A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



Quando a Italia se aliou com a Alemanha, Malta foi projetada em primeira linha.O primeiro ataque de bombardeio italiano foi em 11 de junho de 1940.As primeiras vitimas desta acao foram 6 fuzileiros Malteses da Royal Malta Artilharia.Os extremistas do partido pro Italiano foram presos ou exilados.Iniciou logo o exodo da cidade verso ao interior da Ilha.Foram utilizadas as catacumbas e um tunel ferroviario fora de uso como abrigo contro os bombardeios.Foram escavados na rocha outros tuneis com o mesmo objetivo.Estas galerias umidas e sem nenhum conforto serviram para salvar muitas vidas.
A Guerra no Mediterraneio era previdivel, mas quando chegou pegou a todos de surpresa, com um escarso equipamento de defesa.Tinham apenas 4 avioes antigos de combatimento.Um foi logo abatido e os 3 restantes receberam o nome de Fe, Esperanca e Caridade.Esperanca e Caridade tambem foram abatidos apos alguns combatimentos, restando apenas o " Fe " que atualmente se encontra no museu de Santo Elmo.Contra eles a Regia Aeronautica Italiana possuia 200 avioes estacionados na Sicilia, a apenas 100km. de distancia de Malta.
Hitler, por sua vez tambem estava ancioso em dominar Malta pela sua importancia estrategica frente ao Norte da Africa e assim so no mes de janeiro de 1941 Malta foi bombardeada 57 vezes, sendo atacados de preferencia as cidades vizinhas ao Grande Porto, La Valletta, Senglea ( Isla ),Cospicua ( Bormla ) e Vitoriosa ( Birgo ). Em dezembro do mesmo ano a Lutwaffe organizou 163 ataques e em abril de 1942, 283.Alem disso, o os italianos, espertos em lancar bombas submarinas, organizaram um duro ataque contra o porto de La Valletta.Na manha de 25 de junho de 1941, um grupo suicida composto de varias lanchas explosivas e torpedos tripulados, se lancaram contras os barcos do porto, mas houve poucos danos.
A base aliada mais proxima de Malta ficava em Gilbratar, mas com a aviacao italo-alema controlando o
Mediterraneo, os problemas de refornecimento se agravava cada dia mais.
Para fortalecer a moral dos malteses, o rei Jorde VI, da Inglaterra concedeu no dia 15 de abril de 1942 a Cruz de Sao Jorge, que era a maior honoroficiencia concedida a um civil.Uma reproducao dessa medalha e usada do lado direito da Bandeira Maltesa com muito orgulho.Com isso subiu muito a moral dos malteses, enquanto os recursos materiais eram bem baixos.Em julho de 1942 verificou-se que so tinham o necessario apenas para 15 dias.Era uma situacao de desespero.Em 15 de Agosto entrava no Porto Grande, embora muito danificado, o navio Santa Maria e a situacao foi salva..Em junho de 1943 o rei Jorge VI visitou Malta e foi muito bem acolhido pelo povo.Um mes depois, com a vitoria pelos ingleses no Norte da Africa o assedio cessou. Malta se tornou base de apoio para a invasao da Sicilia pelos aliados e a guerra terminou.Os ataques custaram a vida de 1500 pessoas e a destruicao de 35.000 edificios.Em 1943 a Ilha acolheu Winston Churchill, o rei Jorge VI da Inglaterra e o presidente norte-Americano Rooselvet.
No ambito religioso Malta se converte em sede arcebiscopal.



INDEPENDENCIA DE MALTA



O governo ingles destinou 30 milhao de libras esterlinas para a reconstrucao de Malta.Em 1947 restituiu a autonomia das Ilhas com a nova Constituicao.A primeira eleicao deu vitoria ao partido Laborista.Entre 1951 e 1954 o arquipelago foi governado por uma coalisao entre o partido Nacionalista e Laboristas.Os conflitos para a Independencia tiveram inicio e em 1958 foi declarado uma situacao de emergencia.Em outubro de 1961 foi feita uma nova Constituicao e em fevereiro de 1962 foi eleito Borg Olivier, do partido Nacionalista.
Em julho de 1963 iniciaram as conversacoes em Londres a respeito da independencia.Foi feito um referendo em Maio de 1964 e aprovado pelo povo.No dia 24 de setembro foi proclamada a Independencia de Malta.O novo estado se manteria integrado no seio da Common-wealth.Assim, a rainha Elizabeth II continuava sendo o chefe de Estado.A Inglaterra assegurava a defesa e a assistencia financeira atraves de um acordo para 10 anos.A base militar das Ilhas passava a ser considerada de uso para o OTAN.
Porem os Malteses nao eram contentes com esta situacao, fizeram tanta pressao que a Inglaterra ja em 1967 retirou dois tercos de sua tropa.Depois foi feito uma acordo que durante 5 anos toda a tropa seria retirada.Em 1971, os Laboristas ,dirigidos por Dom Mintoff chegaram ao poder.Estabeleceu-se relacoes com a Italia, Tunisia, Russia e Libia, de quem recebeu assistencia financeira.As Forcas da OTAN abandonaram a Ilha, mas as bases Britanicas restaram ate 31 de marco de 1979.Dois anos depois Malta foi incorporada ao Movimento de Paises nao Aliados.
A construcao de gigantescas instalacoes portuarias com a ajuda financeira da Libia abria novas oportunidades economicas.
Em 1974, uma nova Constituicao convertia Malta em um republica.Na eleicoes de 1976 foi reeleito o partido dos Laboristas e continuou sob a direcao de Dom Mintoff.
Em 1984 Dom Mintoff se demiti passando seu cargo a Hugo Mifsud Bonicci.
Em 1987, o partido Nacionalista vence as eleicoes e assume o governo Edward Fenech Adami como Primeiro Ministro.
Em 1990 Malta solicita o ingresso na Comunidade Europeia e nesse mesmo ano o Papa Joao Paulo II faz a visita patoral a Ilha.
Em fevereiro de 1992 Fenech Adami foi reeleito Primeiro Ministro e sua meta principal foi sempre o ingresso na uniao Europeia.


Este texto foi traduzido dos livros: Malta e le sue isole - autor : Aldo E.Azzopardi
Malta - autor: Eladi Romero Garcia

Meus amigos, com este texto termina a Historia de Malta.Espero que voces tenham gostado.
Ainda pretendo escrever um artigo sobre " Malta atual " e tambem um pouco sobre suas principais cidades.

SIGA-NOS NO Google News