Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/06/2009 07:05

Terezinha Tagliaferro : História de Malta

Terezinha Tagliaferro
Aquaduto romanoAquaduto romano

Os Romanos

As 3 guerras Punicas duraram mais de 100 anos e no decorrer dessas lutas entre Cartagineses e Romanos, a Sicilia e as Ilhas Maltesas ( estas eram subordinadas a Sicilia ), ocuparam uma posicao central no teatro da guerra pelo controle do Mediterraneo.
Inicialmente, os Cartagineses como haviam uma marinha muitos forte, conseguiam vencer e assim usar os melhores portos malteses como base das suas galeras.
No final da Primeira Guerra Punica, em 214 a.C. a inteira Sicilia foi cedida aos Romanos e Malta ficou para os Cartagineses.Essa paz foi pouco duradoura e ja no ano 218 a.C. explodiu uma segunda guerra e desta vez os Romanos estavam determinados a obter a Ilha Maltesa e conseguiu.
No inico as Ilhas Maltesas foram consideradas como territorio conquistado e administrada por um Procurador que era responsavel pelos negocios civis e militares, mas pouco tempo depois foram elevadas a Municipio, com um governo local autonomo.Entao os malteses passaram a ser tratados mais como aliados do que como povo conquistado.Os malteses conservaram suas tradicoes Punicas como a lingua e os deuses.
Nesse periodo as duas Ilhas maiores foram rebatizadas com o nome de Melita e Gaulos.
No final da Terceira Guerra Punica , Cartagine foi destruida e o Mediterraneo tornou-se um lago Romano.
Nessa epoca Malta teve dias mais tranquilos, livres dos ataques dos piratas, pois o Mar Mediterraneo era patrulhado pelas naves romanas.
A presenca romana foi benigna para a Ilha.A prosperidade foi notavel.Se levantaram muitos templos, entre eles o de Proserpina em Mtarfa e o de Apolo em Rabat.
Os romanos construiram novas cidades como a de Melita, em Malta, que hoje se chamam Mdina e Rabat.Em Gozo foi construida a cidade de Vittoria, que hoje e a capital da Ilha.( de Gozo )
Foram construidas tambem torres para a defesa da Ilha.
Gracas a um eficiente trabalho de irrigacao, a agricultura prosperou, destacando-se sobretudo a producao de trigo, azeite e linho. Malta se tornou famosa pela sua industria textil, pela producao de mel e pela construcao de velas para barcos.
Na Ilha ainda existe muitos vestigios da epoca romana, entre eles tem trechos do aquaduto tanto em Malta como em Gozo.Na cidade de Mgar tem uma construcao dos "
Banhos Romanos ".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)