Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro: Dialogo entre a Rosa e o Espinho

Terezinha Tagliaferro, de Malta - 07 de setembro de 2011 - 06:59


Me recordo que quando estava fazendo o ginasio, minha professora de portugues nos deu este tema para redaçao.Nao sei o que escrevi porque naquela época eu nao tinha essa facilidade que tenho hoje. Sofria muito com essa matéria,penso que por falta de maturidade.Esse tema ficou impresso na minha memoria e hoje decidi enfrenta-lo.

O sol nasceu como sempre, brilhante, sorridente, abençoando a todos e espalhando a vontade de viver.
O jardineiro também regou todas as plantas, distribuindo um pouco do seu carinho a cada uma como de costume, admirou a rosa vermelha aveludada que acabara de desabrochar e continuou seu trabalho, sem jamais imaginar do dialogo que estava acontecendo entre a Rosa e o seu Espinho.Disse a Rosa:
Bom dia meu querido amigo espinho, pelo jeito, voce ira me acompanhar a vida inteira, nao é?
Pelo jeito sim.Da experiencia que tenho e vendo os outros da nossa mesma espécie, é assim, respondeu o espinho docemente.E o dialogo continuo deste modo:
Espinho: Porque me fez esta pergunta? Voce tem alguma coisa em contrario?Veja bem o quer vai dizer porque eu sou mais velho do que voce e mereço respeito.
Rosa: Oh! jamais me permitirei de faltar com o respeito aos mais velhos, porém, isto nao me impede de lhe dizer o que penso.
Espinho: E ai, diga-me, que coisa pensa de mim, estou curioso pra conhecer a sua opiniao.
Rosa: Sabe, nao é por me gabar, mas voce ja se olhou no espelho alguma vez? E depois ja observou como sou feita? Sou a beleza personalizada, pétalas sedosas e perfumadas, uma coloraçao impecavel, dizem até que sou a rainha das flores.Acho que eu merecia como companheiro alguma coisa mais apresentavel.
Espinho: Com todo o respeito, minha soberana,reconheço que nao sou belo como voce, mas se nao existisse o feio, nao existiria nem mesmo o belo.Ja pensou nisso? Qual seria a base pra se fazer uma comparaçao?
Naquele instante, apareceu uma linda jovém que desejava colher a rosa e o espinho entrou em açao, desempenhando o seu papel.A jovém sentindo a agulhada no dedo, decidiu de deixar a rosa em paz.Entao, lhe disse o espinho?
Esta vendo qual é a minha utilidade? Os brutos e feios, também tem coraçao e amam.....
Moral da historia: A beleza atrai e fenece.Para se ter um futuro melhor temos de concretizar nosso alicerce escolhendo coisas duradouras, tais como,perseverança, bondade, senso de justiça, compreensao,paciencia,etc...Aprender a ver a beleza interior de cada um e nao pararmos apenas nas aparencias, porque estas nos enganam....e como.....


Terezinha de Jesus Tagliaferro

SIGA-NOS NO Google News