Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/07/2009 10:13

Terezinha Tagliaferro conta uma tradição de Malta

Terezinha Tagliaferro

Segunda - feira, 29 de junho em Malta foi feriado.Alem de comemorar o martirio de S.Pedro e S.Paulo aqui tem um festa tradicional que se chama " L- IMNARJA". E uma festa de origem medieval e consiste numa corrida de mulos, cavalos ou asnos, montados sem selas. Alem disso e costume do povo se reunir num bosque que se chama " Busquet", situado na cidade de Rabat.Nesta cidade de Rabat se encontra a prisao onde S.Paulo ficou durante sua permanencia aqui em Malta , hoje e um ponto turistico.Ja tive oportunidade de escrever nos capitulos anteriores que S.Paulo era prisioneiro,mas gozava de uma certa regalia e assim pregou o evangelho e converteu todo o povo Maltes.
Quero lhes contar tambem que esse bosque e enorme e nele e cultivado muitas plantas decorativas e frutiferas, porem e proibido saborea-las.A colheita das mesmas e destinada para as instituicoes de caridade. Nesse bosque tambem fica o Palacio de verao do Presidente da Republica, que se chama Palacio Verdala.Como todo Palacio que se presa tem que ter o seu " fantasma" e neste nao falta.Este Castelo pertencia ao Gran Maestro de Verdala, desenhado por Girolomo Cassar, em 1586.O fantasma e conhecido com o nome de "Dama Azul", que se supoe seja da sobrinha do Gran Maestro De Rohan.A historia conta que a jovem suicidou-se lancando-se de um janela porque nao queria casar-se com o noivo proposto pela familia.Dizem que uma vez ela apareceu ao governador ingles, Lord Methuen em 1919, mas a historia mais divulgada e a de um turista ingles chamado Bill McGregor, que em 1979 tirou umas fotos do palacio e que ao serem reveladas, apareceu numa das janelas uma moca vestida tipicamente a moda renascentista.
Voltando ao assunto da festa, eu estive perguntando o porque do nome "L-IMNARJA", e me disseram que e uma palavra que significa " iluninado", uns dizem que se refere a S.Paulo, que era uma pessoa iluminada por Deus e outros dizem que se refere a noite iluminada porque nessa noite, quando o povo se reune em Busquet, ascendem uma bela fogueira como nos fazemos nas festa juninas.Entao o povo canta e se diverte com as musicas folcloricas, que por sinal tem uma guitarra caracteristica que possui um som muito bonito.E nessa noite que os " repentistas" demonstram seus talelentos.O prato tipico nessa ocasiao e o coelho.Cada um leva o coelho preparado de casa e depois se reunem para saborea-lo.
Este ano essa festa ainda teve um significado maior, pois se comemorou tambem o final do ano Paulino.Foi feita na capital uma grande cerimonia. Sairam 2 procissoes, uma da Igreja de S.Paulo e outra da Igreja de S.Publio e se encontraram na Catedral de S.Joao, onde foi celebrada uma missa solene.
S.Publio era o governador da Ilha quando S.Paulo naufragou aqui.Como o Palacio do governador era a casa mais perto do local do naufragio, foi ali que deram socorro aos naufragados.O pai de S.Publio estava doente e S.Paulo o curou.Desse modo S. Publio se converteu ao Cristinismo e se tornou o primeiro Bispo de Malta.
Tambem no dia da festa de S.Pedro e S.Paulo deste ano o Papa Benedito VI anunciou que os restos encontrados na Igreja de S.Paulo, em Roma, foi constatado que realmente pertence ao Apostolo S.Paulo e isto e um grande motivo de alegria para nos que temos fe.
Ja estamos no mes de julho e um pouco tarde pra desejar Boas Festas Juninas, mas desejo que todos nos possamos continuar a ser felizes, independente de festas, pois a nossa felicidade nao depende delas, mas esta dentro de cada um de nos.Basta que nos criamos nosso estado mental de felicidade.E como dizia o Grande Mestre: " O reino dos ceus esta dentro de vos mesmos."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)