Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro conta sobre a festa da cidade

Terezinha Tagliaferro - 28 de julho de 2009 - 07:27

Cassilândia News
Cassilândia News

FESTA DA MINHA CIDADE - PAOLA

Aqui em Malta a festa da cidade gira em torno a Igreja.E festa e comemorada no ultimo domingo do mes de Julho.
Entao, a abertura da festa teve inicio na segunda-feira.As 18h30 teve uma missa solene, celebrada por 8 sacerdotes.Apos a missa teve a Bencao do Santissimo.Terminada esta, se deu lugar a procissao da Imagem Titular de Cristo Rei.A imagem foi tirada do oratorio que fica perto do sacrario e foi levada para fora da Igreja.Foi muito emocionante.O orgao tocava o Hino a Cristo Rei e o povo cantava com muito ardor.Cada pouco a imagem parava e o povo aplaudia com entusiasmo e depois tudo se recomecava.Eu observava as criancas perto de mim que se abracavam e pulavam de alegria.A comissao de festa estava toda uniformizada de vermelho e rodeava a imagem, caminhavam de fasto e incentivavam a multidao.E assim, a estatua percorreu todo a nave chegando ate a porta principal.Ali chegando o orgao parou de tocar e iniciou a Banda Antoine De Paule a tocar o Hino pra saudar o Cristo Rei e o povo continuava a cantar.Os componentes da Banda estavam todos com uniforme de grande gala. Depois so se ouvia o ribombar dos fogos.Parecia que era o proprio Cristo caminhando no meio do seu povo, imponente, com uma mao mostrava o ceu e com a outra abencoava seu povo ...era uma maravilha.Depois de abencoar seu povo ,Ele retornou para a Igreja, sendo colocado no centro da nave , onde ficara toda a semana.
A programacao da semana e muito rica, tem dias dedicados as criancas, aos recem-nascidos, aos jovens, aos idosos,aos sacerdote, a familia, aos recem-casados,etc.... Sasbado e domingo sao os dias especiais. O povo apos a missa fica na praca ate de madrugada porque a meia-noite, em ponto e que se tem inicio a apresentacao dos fogos de artificio, que aqui e uma grande tradicao. E um espetaculo.

PAROQUIA DE PAOLA


A primeira igreja de Paola foi dedicada a Santa Ubaldesca.E quem era esta Santa?
Santa Ubaldesca nasceu perto de Pisa, na Italia.Seus pais eram agricultores e fieis cristaos.Ela comecou desde muito crianca a trabalhar no sitio e a ter um grande amor pelas pessoas humildes.Com apenas 15 anos de idade, seguindo a uma voz que praticamente lhe mostrava a estrada a seguir, ela entrou no convento da Ordem de S. Joao de Jerusalem.Quem teve a oportunidade de ler a historia de Malta, sabe que tambem os homens se dedicaram a esta Ordem e que eles estiveram governando Malta por varios anos.Ela trabalhou na enfermaria da Ordem por 55 anos, em Pisa e morreu no dia 28 de maio de 1206.Apos sua morte, muitos milagres se verificaram e ela se tornou santa.Mais tarde o Grande Maestro Verdala pediu ao Papa algumas reliquias e este consentiu.Entao foram transladadas da Italia para o monasterio de Malta por ordem do Papa Sisto V, no dia 20 de setembro de 1586.O dia da festa de Santa Ubaldesca e sempre no dia 28 de maio de cada ano.
Em 1636 foi fundada a primeira igreja de Paola e dedicada em honra a Santa Ubaldesca.
Em 1900 a igreja se tornou pequena e o povo tinha de assistir a missa do lado de fora, entao comecou-se a pensar em aumenta-la.
Quando foi criada a Paroquia de Paola, em 1910, entao foi necessario mesmo tomar providencia a respeito do assunto, pois a populacao havia crescido muito.
Surgiu a ideia de uma nova construcao e partiu do Paroco Nerik Bonnici, que vivia numa casa perto de Guze D'Amato, o qual se ofereceu pra desenhar a planta da mesma.Ele preparou 3 plantas e o arquiteto Philip Portelli pode escolher uma e se tornou responsavel pelo projeto.
No Natal de 1922 o governo doou um pedaco de terra e Mr.D'Amato juntou mais um pedaco de terra de sua propriedade e ficou decidido onde construir a nova igreja.
Na Pascoa, em abril de 1923 foi um dia historico para os Paolites ( habitantes de Paola ).Naquele dia foi carregada a cruz de madeira, saindo da Igreja de Santa Ubaldesca ate o local onde seria construida a nova igreja, hoje rua Guze D'amato, Rua Lampuka, Avenida Paola, Paola Square. A Banda Antoine De Paule acompanhou a procissao que so terminou quando com uma cerimonia solene, na qual a Cruz foi cravada no lugar onde daria inicio a nova construcao.
Tres meses depois, 30 de junho de 1923 iniciou-se os alicerces.Mr. D'Amato introduziu novo material e nova tecnologia durante a construcao.
Os paroquianos que eram nas sua maiora trabalhadores dos estaleiros, ofereceram trabalho voluntario e assim,apos as horas de trabalho normal ajudavam Guze D'Amato na construcao. Financeiramente as familias cooperavam, faziam tambem grandes rodadas de tombola e organizavam festa, sempre com a mesma finalidade.
Em menos de uma ano, no dia 24 d e fevereiro foi feita outra cerimonia e desta vez era para se colocar a primeira pedra, que foi abencoada pelo Arcebispo Mons. Angelo Portelli.
O trabalho esteve parado por alguns anos por preocupacoes e incertezas na construcao, mas no dia 15 de julho de 1928 foi celebrada a primeira missa no local novo.
A construcao continuou e so foi terminada em 13 de dezembro de 1959, quando foi colocada a cruz encima da cupula principal.De fato, este ano, a igreja comemorou 50 anos, fez Bodas de Ouro.
A festa e so uma semana, mas a preparacao demora meses e meses.Tudo e feito seguindo a tradicao.As ruas ja iniciam a serem enfeitadas um mes antes.

SIGA-NOS NO Google News