Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

27/07/2009 10:40

Terezinha Tagliaferro: A história de Malta

Terezinha Tagliaferro

O DOMINIO INGLES


Em 1814, com o "Tratado de Paris", as Ilhas Maltesas foram confirmadas como possessao Britanica.
Os Britanicos conservaram o maior numeros de Instituicoes da Ordem de S.Joao e muitos malteses ocuparam cargos no governo.
A Lingua Italiana continuou sendo, como antes, a Lingua da cultura e do ensinamento, tanto que os editais eram escritos em Lingua Italiana.
Como os Britanicos eram donos dos mares, todas as naves eram obrigadas a entrar nos portos malteses para verificacao dos documentos e tambem para se abastecerem e assim a Ilha veio logo a ser o mais importante centro comercial do Mediterraneo.
Em 1870, para defender a zona dos portos foi edificada a Linha Vitoria, ( em honra a Rainha Britanica), que consistia em fossos e fortificacoes desde o local de Fomn ir-Rih ate Bahar ic-Caghaq Bay.
Quando o vapor substituiu a vela, Malta se tornou importante para o fornecimento de carvao e ainda mais com a abetura do Canal de Suez ,em 1869.Os estaleiros foram ampliados e forneceram trabalho para uma grande parte da populacao.
A agricultura foi encorajada pois era necessario que a Ilha Fortificada fosse o mais auto-suficiente possivel.Foi introduzida a cultivacao da batata que ainda hoje e o produto agricola mais exportado.Aqui, quero confirmar que de fato a batata e uma delicia.Junto com o pao, formam a base da alimentacao maltesa.Cada familia gasta por semana de 4 a 8k.de batata, que e feita de varias formas.Tem 2 tipos de batata: a branca que e usada para pures ou fervidas e a amarela que se usa para frituras e ao forno.
Foi dado uma grande atencao para o problema da agua e a Ilha comecou a prosperar novamente.A emigracao foi apoiada e ate ajudada pelo governo, para diminuir um pouco a polulacao.Assim muitos partiram para o Egito, Algeria, Libia ,Marroco,Tunisia e depois para paises mais distantes com o Sul da America, Australia.
Malta tambem hospedou refugiados politicos do Ressurgimento e assim, a exemplos deles os Malteses tambem comecaram a se movimentar no sentido da politica.Assim em 1835 foi dado o primeiro passo com a criacao do Conselho do Governo, sendo 7 postos ocupados por malteses nominados.
A importancia militar de Malta seria demonstrada na ocasiao da Guerra de Crimea ( 1854 - 1856 ), quando a Ilha Fortificada foi usada como expedicao de tropa e uma estacao para receber os feridos.
Em 1903 iniciou a construcao da muralha do Grande Porto.Foi uma obra colossal e deu emprego nao so a populacao maltesa como aos italianos e quando terminou se tornou um grande problema, pois nao tinha mais trabalho.Entao, a politica era que a Inglaterra prendesse Malta sob sua tutela e impusesse seu regime, mas a classe nobre se fechou na sua antiga cultura latina e acolheu com frieza os novos donos.Logo a questao " Lingua" como foi definida se tornou uma luta para decidir que lingua deveria ser ensinada. No fim foi decidido que seria o Maltes como primeira lingua e o Italiano como segunda. Atualemte a segunda lingua e a Inglesa e o Italiano e facultativo nas escolas.
Do ponto de vista religioso,em 1831 a diocese de Malta se tornou independente de Palermo e em 1863 foi fundada a diocese de Gozo.
Durante a I Guerra Mundial Malta foi usada como um grande hospiral para os feridos chegando a haver 25. 000 camas disponiveis.A Ilha chegou a ser conhecida como " a enfermaria do Mediterraneo"
Depois do conflito a populacao cresceu muito dando lugar a uma grande emigracao.Nesse periodo 50.000 malteses emigraram para Os Estados Unidos, Canada, Africa , Australia e Inglaterra.
Em 7 de junho de 1919 tiveram varios incidentes de protestas por baixos salarios e aumento do preco do pao.Como concequencia morreram 4 malteses qie motivou uma maior sensibizacao das autoridades britanicas.Por fim o governo ingles aceitou em 1921 em estabelecer um auto-governo para as Ilhas, entao surgiu a figura do Primeiro Ministro que foi Joseph Howard e se fundaram os partidos politicos malteses, destacando-se: o Laburista, o Constitucionalista e o Nacionalista Democratico.Porem, este estatuto foi revogado em 1930 e 1933 porque as tendencias pro-Italianas do partido Nacionalista Democratico quando a Italia se encontrava sob o dominio de Mussolini provocaram grande medo aos Ingleses.
Como Malta foi muito atingida pela II Guerra Mundial, sobre isto escreverei na proxima semana.

Este texto foi transcrito dos Livros:Malta, do autor Eladi Romero Garcia
Malta e le sue Isole - Aldo E.Azzopardi

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)