Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro: A História de Malta

Terezinha Tagliaferro - 25 de maio de 2009 - 07:45

Templo Megalitico de Ggantija - Gozo


------- A cultura Megalitica ----------

Os templos megaliticos – vestigios de um misterioso povo de uma epoca perdida na escuridao dos tempos.
Ate ha pouco tempo, as piramides do Egito eram consideradas os monumentos arquitetonicos mais antigos da terra; hoje em dia, as investigacoes mais recentes demonstraram que os misteriosos templos megaliticos de Malta sao elementares.
Os blocos de pedra usados nessas contrucoes chegavam a pesar varias toneladas e todavia, ate hoje nao se sabe como foram transportados.Nos templos mais antigos como o de Ggantija, por exemplo, essses blocos eram sobrepostos sem nenhum tipo de ligamento. Mesmo assim continuam firmes ate os dias de hoje.
No templo de Hagar Qim as pedras sao monumentais e trabalhadas de um modo muito preciso, sendo perfeitamente alinhadas e bem colocadas.
Todo esse trabalho eram feitos com pedemeiras e obsidianas e outras ferramentas de pedra, embora eles conhecessem o metal nao o utilizavam.Eles renunciaram a utilizacao de metal por razoes culturais.Hoje em dia resta a pergunta: Sera que esse povo pressentiam a ameaca que representa o metal, e por isso, recusaram a utiliza-lo?
Ainda mais surpreendente e o templo subterraneo de Hal Safliene, o chamado Hipogeu.A descoberta do Hipogeu foi uma autentica sensacao historico-cultural.Esta construcao foi escavada na rocha por varios seculos com pedemeiras e obsidianas, penetrando 4 pisos e estendendo-se sobre uma area de grande magnitude.O Hipogeu de Hal Safliene era um lugar de culto , cemiterio, pois foram encontrados os ossos de mais de 7.000 pessoas e alem disso tambem servia como formacao das sacerdotisas.Os varios objetos encontrados no templo, e que agora estao no museu de arquiologia de Valletta, sao testemunhos disso.Em torno do ano 2.000 a.C., os vestigios deste povo misterioso desaparecem de repente , em meados da idade do ouro. Sera que foram os conquistadores que vieram de outras terras com armas de metal que destruiram este povo pacifico? Ou talvez fosse uma epidemia de virulencia externa que destruiu toda a vida em Malta em torno de 2.000 a.C. e despovou esta ilha durante seculos?Nunca poderemos saber.
Tao misterioso como os templos sao os vestigios de erosoes que se veem nas rochas em diferentes lugares de Malta.A mais provavel das varias teorias e que se tratam de carrocas pre-historicas que deixaram os sulcos na rocha.
Supoe-se que esses templos eram cobertos de madeira e ramos.Uma poderosa casta sacerdotal dominava a sociedades desses templos e provavelmente se realizavam sacrificios humanos.Eles adoravam a deusa da fertilidade.

SIGA-NOS NO Google News