Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/05/2009 07:45

Terezinha Tagliaferro: A História de Malta

Terezinha Tagliaferro

Templo Megalitico de Ggantija - Gozo


------- A cultura Megalitica ----------

Os templos megaliticos – vestigios de um misterioso povo de uma epoca perdida na escuridao dos tempos.
Ate ha pouco tempo, as piramides do Egito eram consideradas os monumentos arquitetonicos mais antigos da terra; hoje em dia, as investigacoes mais recentes demonstraram que os misteriosos templos megaliticos de Malta sao elementares.
Os blocos de pedra usados nessas contrucoes chegavam a pesar varias toneladas e todavia, ate hoje nao se sabe como foram transportados.Nos templos mais antigos como o de Ggantija, por exemplo, essses blocos eram sobrepostos sem nenhum tipo de ligamento. Mesmo assim continuam firmes ate os dias de hoje.
No templo de Hagar Qim as pedras sao monumentais e trabalhadas de um modo muito preciso, sendo perfeitamente alinhadas e bem colocadas.
Todo esse trabalho eram feitos com pedemeiras e obsidianas e outras ferramentas de pedra, embora eles conhecessem o metal nao o utilizavam.Eles renunciaram a utilizacao de metal por razoes culturais.Hoje em dia resta a pergunta: Sera que esse povo pressentiam a ameaca que representa o metal, e por isso, recusaram a utiliza-lo?
Ainda mais surpreendente e o templo subterraneo de Hal Safliene, o chamado Hipogeu.A descoberta do Hipogeu foi uma autentica sensacao historico-cultural.Esta construcao foi escavada na rocha por varios seculos com pedemeiras e obsidianas, penetrando 4 pisos e estendendo-se sobre uma area de grande magnitude.O Hipogeu de Hal Safliene era um lugar de culto , cemiterio, pois foram encontrados os ossos de mais de 7.000 pessoas e alem disso tambem servia como formacao das sacerdotisas.Os varios objetos encontrados no templo, e que agora estao no museu de arquiologia de Valletta, sao testemunhos disso.Em torno do ano 2.000 a.C., os vestigios deste povo misterioso desaparecem de repente , em meados da idade do ouro. Sera que foram os conquistadores que vieram de outras terras com armas de metal que destruiram este povo pacifico? Ou talvez fosse uma epidemia de virulencia externa que destruiu toda a vida em Malta em torno de 2.000 a.C. e despovou esta ilha durante seculos?Nunca poderemos saber.
Tao misterioso como os templos sao os vestigios de erosoes que se veem nas rochas em diferentes lugares de Malta.A mais provavel das varias teorias e que se tratam de carrocas pre-historicas que deixaram os sulcos na rocha.
Supoe-se que esses templos eram cobertos de madeira e ramos.Uma poderosa casta sacerdotal dominava a sociedades desses templos e provavelmente se realizavam sacrificios humanos.Eles adoravam a deusa da fertilidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)