Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro: A História de Malta

Terezinha Tagliaferro - 20 de julho de 2009 - 06:40

OS FRANCESES EM MALTA


Em junho de 1798 Napoleao Bonaparte entrou em Malta e a conquistou sem nenhuma guerra.Sua frota era composta de 300 navios e 50.000 homens.


Ele saiu de Toulon para conquistar o Oriente.Passando por Malta pediu permissao para abastecer a tropa de agua.O Gran Maestro da epoca levando em consideracao que Malta era um pais Neutral deu licenca pedindo apenas que entrasse 4 naves de cada vez.Napoleao que ja esperava por essa resposta, ja havia tambem preparado seus planos nos minimos detalhes.Assim que Napoleao desembarcou foi logo rodeado pela quinta coluna de Cavaleiros Franceses e Napoleao ja os colocou em posicao de comando.Em pouco tempo eles ocuparam a Ilha colocando em funcionamento toda a artilharia.
O Gran Maestro nao fez nenhuma resistencia e Napoleao fez o grande ingresso em La Valletta e depois de uma semana o Gran Maestro Von Hompesch, acompanhado de alguns cavaleiros deixou Malta sem tristeza, sem honras e sem glorias.Entao Napoleao colocou em pratica suas reformas que nao eram todas tao ruins.A escravidao foi abolida e os escravos foram emancipados.Ele acabou com a Universidade, mas introduziu um plano de educacao primaria e as instituicoes de caridade deveriam ser mantidas pelo estado.
O erro de Napoleao em Malta foi de querer tudo de uma so vez e com muita pressa.
Os Malteses tiveram a impressao de serem abandonados pela Ordem de S.Joao.Eles queriam fazer resistencia, mas o Bispo os convenceu a serem submissos.Napoleao prometeu ao Bispo que os direitos da Igreja seriam salvaguardados, promessa que nao cumpriu.O Bispo da sua parte divulgou uma carta pastoral a todo o corpo eclesiastico de obedecer as autoridades constituidas.
Os Malteses que tinham trabalhado no exercito e na marinha da Ordem foram convocados para se juntar ao exercito Frances.A classe nobre foi abolida assim como todos os emblemas.
Depois de haver roubado tudo o que havia de valor nos palacios, Auberges e outros edificios, esquecendo-se de cumprir a promessa feita,dirigiu-se as Igrejas roubando tudo e deixando apenas os objetos necessarios para o uso do culto.
Seis dias depois que Napoleao havia chegado a Malta juntou tudo o que havia roubado e partiu para o Egito.Acontece que na epoca eram os Ingleses que haviam o dominio do mar e atacaram a nave de Napoleao.Provavelmente todo o ouro que ele roubou em Malta doi parar no fundo do mar, entre Egito e Malta, na baia egipcia de Abukir.
Entretanto os Franceses continuaram aqui a destruir a Ilha.Os Malteses nao podiam nem sequer exportar o algodao porque os Ingleses tinham o controle do mar e eram contra os Franceses.A situacao da Ilha estava andando de mal a pior. Pouco a pouco o povo foi se organizando e so esperavam o momento exato pra dar inicio a revolta. Este momento apareceu e a historia conta que tudo iniciou com um menino que havia apenas 12 anos e que infelizmente nao escreveram o seu nome,porem aconteceu o fato seguinte:Em 2 de setembro de 1798 o tesouro da Igreja Carmelitana de Mdina estavam para serem desapropriados e seriam vendidas em um leilao na praca.Ja tinha muita gente reunida.Um comandante e um sargento Frances estavam dispercando o povo reunido quando esse menino jogou uma pedra na cabeca do comandante e este tirou uma arma, mas tanto o sargento como o comandante foram linchados pelo povo e dali partiu a revolta.Mdina e uma cidade fortificada, entao fecharam os portoes e os soldados Franceses nao podiam sair. Os Malteses atraves uma passagem secreta deram o alarme em outras cidades e o povo iniciou a combater com aquilo que eles encontravam.Assim, em poucas horas o povo Maltes tomaram novamente posse dos pontos chaves do pais.Colocaram os canhoes para funcionar contra o exercito Frances.Depois os Malteses pediram ajuda para o Rei das Duas Sicilias e este pediu ajuda para o Rei da Inglaterra e assim uma pequena forca Britanica desembarcou em Gozo expulsando os Frances de la.
Mesmo assim, com toda essa desordem, os Franceses nao quiseram se arrender e ficaram aqui.Foi um periodo muito dificil para a Ilha.Durante este periodo corriam as guerras Napoleonicas.
Malta passou oficialmente para as maos do Ingleses pelo tratado de Paris de 1814.Disto trataremos na proxima semana.

Este trecho foi traduzido do livro:"Malta e le sue Isole" - autor ; Aldo E. Azzopardi


SIGA-NOS NO Google News