Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha Tagliaferro: A História de Malta

Terezinha Tagliaferro - 13 de julho de 2009 - 16:05

A DECADENCIA DA ORDEM DE SAO JOAO


Quando Malta se tornou a sede da Ordem pela primeira vez os governates dos Malteses viram a riqueza.Os Cavaleiros da Ordem de S.Joao eram provenientes das familias mais nobres e mais ricas da Europa e quando um deles morria normalmente deixava sua heranca para a ordem, mas muitas vezes eles faziam a doacao ainda em vida.Uma outra fonte de renda era o que eles conseguiam dos assaltos as naves turcas, que de fato era uma especie de pirataria legalizada.O resultado foi que a Ordem acumulou muitos bens durante todos estes anos e possuiam bens em todos os paises europeus.A ordem preparou um programa para embelezar toda a ilha e melhorar o nivel de vida do povo.
Alguns cavaleiros eram acompanhados dos seus domesticos, alfaiates,cozinheiros, que vinham dos seus paises de origem e muitos deles acabaram se casando com pessoas da ilha e assim houve muito progresso e novos conhecimentos.
Muitos malteses encontraram trabalho na Ordem como empregado, soldado, marinheiro, etc...Os Malteses que demonstravam haver talento para determinada coisa era enviado para o exterior para se aperfeicoar e estes sob o patrocinio da Ordem se tornaram famosos musicistas, arquitetos, pintores, escultores, etc...
Os atistas estrangeiros tambem eram convidados a virem trabalhar na Ilha e o resultado dessa obra foi que os cavaleiros deixaram em Malta uma enorme heranca cultural.Estes artistas eram encarregados de construirem magnificas igrejas que ainda hoje se encontram nas cidades.Cada uma delas tem sua historia e demonstram a riqueza da epoca.
Seis anos depois do Grande Assedio os turcos foram mais uma vez derrotados na batalha de Lepanto , na qual as naves dos cavaleiros tomaram parte, mas os turcos ainda estavam longe de serem destruidos de tudo.
Apesar que eles nao atacaram mais a Ilha, os cavaleiros continuavam a fortifica-la e preparara suas defesas.
Em Malta ja reinava tanta tranquilidade que o povo ja podia retornar a morar nas cidades que tinham sido abandonadas por medo dos corsarios.
Muitos malteses nobres comecaram a construir suas vilas em Valletta, mas a maioria preferia morar nos palacios ancestrais de Mdina que eram edificios da Antiga Cidade, assim como a sede do Conselho Municipal e a Catedral que foram reconstuidas no estilo Barroco.
Alguns produtos basicos como o grao e o vinho eram importados da Sicilia, mas os cavaleiros incentivavam muito a industria local especialmente a plantacao e e a industrializacao do algodao.
A Ordem era sempre ligada com o progresso dos outros paises, em particular no campo da medicina e em 1769 Malta teve sua Universidade.
Os cavaleiros introduziram nas cidades as festividades populares, muitas das quais tinham origem religiosa: o Carnaval, a festa de Nossa Senhora da Vitoria, dia da comemoracao da Vitoria do Grande Assedio.
Depois que os ataques do imperio Otomano enfraqueceram as naves dos cavaleiros ficaram sem utilizo, pois ao mesmo tempo eles foram proibidos de trabalhar como corsarios e a ordem comecou a empobrecer.A Ordem possuia a maior parte dos seus bens na Franca.Napoleao Bonaparte sequestrou todos os bens da Ordem tanto na Franca como na Italia.
Quando o ultimo Gram Maestro, Ferdinado Von Hompesch foi eleito, Napoleao Bonaparte tambem se preparava para ocupar a Ilha e assim eles entraram em Malta em 1798. Deste assunto falaremos na proxima semana.


Este texto foi traduzido do livro: “Malta e sue Isole” do autor: Aldo E. Azzopardi.


SIGA-NOS NO Google News