Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/07/2009 10:19

Terezinha Tagliaferro: A História de Malta

Terezinha Tagliaferro

OS CAVALEIROS DA ORDEM DE SAO JOAO

Quando se visita Malta, ja se pode notar na Companhia Aerea Maltesa, " Air Malta" o emblema da " Cruz de Malta ".Este emblema se encontra em varios lugares.E tambem muito usado em forma de souvenirs. Se trata da cruz de oito pontas .Na sua origem, ela era usada por um grupo de voluntarios que se dedicavam a socorrer os pelegrinos doentes e cansados que visitavam a Terra Santa.Estes monacos eram conhecidos como " Os Hospitaleiros de Sao Joao de Jerusalem", cujo nome foi dado pelo Papa Pascoal II, em 1113.
Pouco tempo depois foi necessario proteger os pelegrinos pelas estradas, entao esta ordem passou a ser chamada " Ordem Militar Cavaleresca ".
A sede dessa ordem mudou muito, de acordo com as conquistas mulcumanas.A primeira sede da ordem foi Jerusalem.Em 1187 Saladino apodereu-se de Jerusalem e eles se instalaram em San Juan de Acre.Em 1291 foram expulsos tambem dali e f se dirigiram para Chipre, onde ficaram por puco tempo.Depois com a ajuda dos Genoveses eles foram para a Ilha de Rodes, onde se estabeleceram por 200 anos.Ali, aperfeicoaram a sua organizacao e se tornaram fortes defensores dos mares.
Da Ilha de Rodes os cavaleiros bersalhavam continuamente as naves dos Imperio Otomano e os faziam retornar nos seus territorios. Isto nao agradou muito o Sultao Solimao, que em 1522 decidiu ataca-los. O assedio durou 6 meses.Apos uma heroica defesa os cavaleiros foram obrigados a se render e ficaram novamente sem sede.
Depois de girarem por 7 anos, o Santo Imperador Romano Carlos V, ofereceu a eles e seus seguidores ( pessoas comuns que os acompanhavam, tambem expulsos da Ilha de Rodes), como sede, a Ilha de Malta.
Entao, eles desembarcaram em Malta no dia 24 de marco de 1530.O Gran Maestro foi obrigado a jurar fidelidade ao Rei da Sicilia e entregar para ele um falcao ( ave ) por ano, como simbolo da pagamento. O primeiro falcao enviado a o Rei Carlo V era todo de ouro.
A chegada dos cavaleiros em Malta foi muito benquista pelo povo comum, enquanto a aristocracia nao via de bons olhos, poi, tinham o grande desejo que Malta nao fosse mais considerada como um feudo.
Durante a cerimonia de posse o Gram Maestro foi eleito pelos cavaleiros que haviam 18 anos e jurou repeitar os direitos e previlegios do povo Maltes.Assim Malta entrou no periodo mais glorioso de sua historia.
Naquele tempo os cavaleiros pensavam em ficar aqui por pouco tempo.Eles nao estavam contentes porque nao havia muito alimentos e era necessario importar de tudo.A vontade deles era de reconquistar a Ilha de Rodes.Com o passar dos tempos eles se conscientizaram que era impossivel e decidiram organizar em Malta a nova sede.A unica coisa boa para eles eram os portos, pois eles eram mais uma potencia naval e encontraram refugio para suas galeras.
Logo no inicio decidiram mudar a capital, pois Medina se encontrava muito no interior da Ilha e segundo eles, preferiam perto do porto.Entao a transferiram para uma pequena vila que estava se formando perto de um castelo que se chamava " Castelo do Mar".Este antigo castelo foi logo rebatizado com o nome de Castelo Santo Angelo. Depois construiram um Forte nas extremidades da peninsula , que dividia os dois portos principais e deram o nome de "Forte Santo Elmo ". No inicio eles ficaram morando na cidade de Birgo e ali eles se organizaram conforme a experiencia que tinham adquirido na Ilha de Rodes.Como a origem deles era filantropica, logo construiram o primeiro hospital da Ilha.
A ordem foi descrita como uma Forca Multinacional, dividida em 8 linguas, de acordo com a nacionalidade de seus membros.Estas linguas eram:Alverna, Provenca,Franca,Aragona,Castilha,Inglaterra,Alemanha e Italia.Cada lingua tinha seu Auberge ( tipo de quartel general), cada uma com seu trabalho especifico.Cada lingua era responsavel pela defesa de um setor que podia ser um Forte ou uma Torre.
Os turcos atacaram a Ilha em 1547 e 1551, este ultimo foi desastroso visto que a defesa da Ilha era inadequada.A Ilha de Gozo nao havia nenhuma fortificacao, entao foi a que mais sofreu.Toda a populacao foi levada como escravos.
Em vista dessa situacao os cavaleiros foram obrigados a fortificar toda a Ilha.
Nos proximos capitulos vamos falar sobre essas fortificaoes que existem ate hoje.Valletta, que e a atual capital e todinha fortificada e ate a pouco tempo atras so carro com pagamentos de taxas especiais poderia entrar nela.Tem apenas duas entradas laterais para veiculos.Da porta principal so entra pedestre.A rua principal tambem e so para uso de pedestres.


Este texto foi traduzido do livro : "Malta e sue Isole", do autor Aldo E. Azzopardi e do livro " Malta" do autor Eladi Romero.

Boa semana a todos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)