Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Terezinha de Jesus Tagliaferro: A história de Malta

Terezinha de Jesus Tagliaferro - 08 de junho de 2009 - 07:24

Os Romanos

As 3 guerras Punicas duraram mais de 100 anos e no decorrer dessas lutas entre Cartagineses e Romanos, a Sicilia e as Ilhas Maltesas ( estas eram subordinadas a Sicilia ), ocuparam uma posicao central no teatro da guerra pelo controle do Mediterraneo.
Inicialmente, os Cartagineses como haviam uma marinha muitos forte, conseguiam vencer e assim usar os melhores portos malteses como base das suas galeras.
No final da Primeira Guerra Punica, em 214 a.C. a inteira Sicilia foi cedida aos Romanos e Malta ficou para os Cartagineses.Essa paz foi pouco duradoura e ja no ano 218 a.C. explodiu uma segunda guerra e desta vez os Romanos estavam determinados a obter a Ilha Maltesa e conseguiu.
No inico as Ilhas Maltesas foram consideradas como territorio conquistado e administrada por um Procurador que era responsavel pelos negocios civis e militares, mas pouco tempo depois foram elevadas a Municipio, com um governo local autonomo.Entao os malteses passaram a ser tratados mais como aliados do que como povo conquistado.Os malteses conservaram suas tradicoes Punicas como a lingua e os deuses.
Nesse periodo as duas Ilhas maiores foram rebatizadas com o nome de Melita e Gaulos.
No final da Terceira Guerra Punica , Cartagine foi destruida e o Mediterraneo tornou-se um lago Romano.
Nessa epoca Malta teve dias mais tranquilos, livres dos ataques dos piratas, pois o Mar Mediterraneo era patrulhado pelas naves romanas.
A presenca romana foi benigna para a Ilha.A prosperidade foi notavel.Se levantaram muitos templos, entre eles o de Proserpina em Mtarfa e o de Apolo em Rabat.
Os romanos construiram novas cidades como a de Melita, em Malta, que hoje se chamam Mdina e Rabat.Em Gozo foi construida a cidade de Vittoria, que hoje e a capital da Ilha.( de Gozo )
Foram construidas tambem torres para a defesa da Ilha.
Gracas a um eficiente trabalho de irrigacao, a agricultura prosperou, destacando-se sobretudo a producao de trigo, azeite e linho. Malta se tornou famosa pela sua industria textil, pela producao de mel e pela construcao de velas para barcos.
Na Ilha ainda existe muitos vestigios da epoca romana, entre eles tem trechos do aquaduto tanto em Malta como em Gozo.Na cidade de Mgar tem uma construcao dos "
Banhos Romanos ".

SIGA-NOS NO Google News