Cassilândia, Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

25/09/2003 15:24

Terena defende universidade para povos indígenas

Agência Câmara

No seminário "A inclusão dos povos indígenas na sociedade de informação", o representante do Fórum Permanente para Assuntos Indígenas na ONU, Marcos Terena, fez um relato sobre o acesso dos índios à comunicação. Terena assinalou que é preciso mudar a imagem padronizada de que os índios só vivem para caçar. Ele informou que os povos indígenas já ocupam 12% do território brasileiro; que existem 230 sociedades de povos distintos e 180 línguas diferentes. Marcos Terena ainda lembrou que já existem índios com páginas na internet, que estudam por telecursos e que já estão disponibilizando acesso à internete instalando rádios comunitárias em algumas aldeias.
Terena também apontou entre os principais objetivos das comunidades a criação de uma universidade autônoma dos povos indígenas, com um centro de comunicação e informação indígena, que possa registrar a língua e a história dos povos. "Os índios sonham com um centro de pesquisa e biotecnologia que possa compatibilizar o conhecimento dos pajés com o dos cientistas para preservar a biodiversidade".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 30 de Setembro de 2020
Terça, 29 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Segunda, 28 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)