Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/10/2015 16:00

Terceira idade exige mais cuidados com a saúde ocular

Portal Segs

No primeiro dia de outubro é lembrado o Dia do Idoso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28 milhões de brasileiros já estão nesta faixa etária da vida. A expectativa é que este número aumente quatro vezes até 2060. Dr. João Luiz Pacini, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, alerta que a saúde ocular merece um cuidado maior na terceira idade.

“Isto porque algumas doenças oculares atingem os idosos mais frequentemente. Entre as principais, estão o glaucoma e a catarata, as duas maiores causas de cegueira no mundo. O glaucoma é uma patologia silenciosa causada pelo aumento da pressão intraocular”, esclarece o médico. “Já a catarata, é causada pela opacificação do cristalino. É importante lembrar que este processo é natural do envelhecimento do olho, por isso, todos sofrerão de catarata ao atingirem certa idade, porém, há tratamentos cirúrgicos que corrigem este problema e evitam as complicações causadas por ele. O glaucoma, quando diagnosticado precocemente, é tratado com colírios para baixar a pressão ocular e um bom acompanhamento pelo médico oftalmologista é crucial para preservar a visão sem deixar sequelas”, acrescenta.

Além destas doenças, há também a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma enfermidade que pode atingir as pessoas com mais de 60 anos. “O surgimento deste problema está relacionado ao envelhecimento de algumas partes do olho, em especial, da área central da retina (mácula). A DMRI pode se manifestar de forma seca ou hemorrágica. Em geral, a primeira forma evolui de maneira lenta, enquanto a segunda se manifesta mais rapidamente e pode ter consequências mais graves”,

Por fim, Dr. João Pacini ressalta que idosos diabéticos precisam ter atenção redobrada com a saúde ocular. “Este grupo tem mais risco de desenvolver doenças na retina, que podem levar a perda da visão. Por isso, é recomendado que eles façam exames periódicos e compareçam ao oftalmologista com frequência”, conclui o oftalmologista.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)