Cassilândia, Domingo, 19 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

15/10/2017 11:00

Teoria do set point e o emagrecimento

Gazeta Esportiva

 

Você já chegou a um determinado peso corporal e não consegue mais reduzi-lo? Faz de tudo e não emagrece? Esse acontecimento é conhecido como set point ou, em português, algo como ponto de estabilização, estagnação ou mesmo ajustes.

A teoria do set point está relacionada à manutenção relativamente estável do peso corporal por longos períodos e, assim, maior preservação de tecido adiposo. É proposto que mecanismos reguladores periféricos e no sistema nervoso central façam os ajustes e que a perda de peso seja controlada por inúmeros fatores, sendo um deles o balanço energético.

Inicialmente, o set point foi aceito como um ponto de referência ao organismo. A constância na manutenção do peso corporal pode ser encarada como uma forma de defesa do organismo para situações de privação alimentar. Talvez, em algum ponto da evolução da espécie humana isso tenha sido importante. No entanto, com a facilidade de acesso aos alimentos na atualidade, estocar energia em forma de gordura não tem sido uma boa opção, visto que o tecido adiposo, tanto o periférico quanto o visceral são precursores e/ou preditores de doenças como o diabetes tipo 2, dislipidemias, aterosclerose, hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, entre outras com desfechos piores.

Além desse set point nutricional, o organismo também alcança um estado de equilíbrio e até mesmo de redução nos gastos energéticos provenientes do exercício físico. Outra vez, trata-se do organismo tentando nos proteger de eventuais excessos e riscos.

Embora ainda em estudo, sabe-se que adaptações fisiológicas ocorrem no sentido de minimizar o gasto energético em repouso. Tais adaptações apresentam características variáveis de acordo com o indivíduo. Dessa forma, ao pensar em iniciar um projeto de emagrecimento, é prudente ter o acompanhamento de um profissional de educação física e nutricionista para que ambos possam ajustar o processo de acordo com a sua individualidade, rotina de treinos e alimentação.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 17 de Novembro de 2017
19:49
Cassilândia
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)