Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Temporal deteriorou ruas na Capital e espalhou prejuízos

Maristela Brunetto e Aline Queiróz/Campo Grande News - 15 de dezembro de 2007 - 08:37

Ruas intransitáveis em bairros da região leste de Campo Grande. No dia seguinte ao temporal que atingiu a cidade no início da noite e da chuva que seguiu madrugada adentro, o cenário é de caos. No bairro Chácara dos Poderes, uma Hilux foi “engolida” por um imenso buraco aberto na via.

O solo na região, que dá acesso a chácaras, é arenoso e sempre que chove é um transtorno. A enxurrada vai abrindo crateras por onde passa. Os moradores acionam a prefeitura em momentos críticos e maquinário atua no local para amenizar a má condição das ruas. Quem mora no local aponta que a saída seria haver rede de drenagem para escoar a água que desce do Jardim Noroeste, que fica já na saída para Três Lagoas em uma região mais alta. O problema de escoamento ainda teria causado dano ambiental ao Córrego Pedregulho, que está assoreado.

Perto dali, no Jardim Panorama, bairro vizinho ao Maria Aparecida Pedrossian, mais uma vez a chuva forte causou estragos. Outra imensa cratera surgiu, ameaçando uma casa. A moradora há 14 anos no bairroi, Ivaneide Armoa, de 42 anos, disse que está ilhada. O buraco fica a cerca de um metro da casa dela, com um metro também de profundidade. Não é possível retirar o carro da garagem, além disso a rede de água foi rompida.

Ela se diz vítima do progresso. Isso porque o problema passou a ocorrer a partir de obras para a construção de um conjunto habitacional. Ivaneide defende que pelos estragos que causaram, a construção do bairro demonstra que deveria ter sido feito estudo de impactos ambientais.

Ruas ficaram tomadas por barro e areia e intransitáveis. Wilma Azambuja da Costa seguia ontem para o trabalho na hora do temporal. Ela conta que o marido não pôde seguir o trajeto de carro e ela teve que seguir a pé, em meio ao barro.

Esta manhã já havia máquinas trabalhando no bairro, repetindo o mesmo procedimento de semanas atrás, quando também surgiram estragos.

Na região central, problemas recorrentes se repetiram, como o alamento na região do Shopping Campo Grande e Via Parque. Uma família ficou ilhada no carro em meio à enxurrada. O lago do Parque das Nações e o Córrego Sóter geraram um volume muito grande de água que teve dificuldade de ser escoado. Na Fernando Corrêa da Costa, o Prosa chegou ao limite da sua caixa. Na Ernesto Geisel, o asfalto ruiu em trecho.

A previsão para o final de semana é de mais chuva em Mato Grosso do Sul.


SIGA-NOS NO Google News