Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Temporais voltam a causar estragos na Capital e interior

Humberto Marques / Campo Grande News - 07 de fevereiro de 2007 - 12:55

As chuvas fortes que atingiram Mato Grosso do Sul entre a noite desta terça-feira (6 de fevereiro) e a manhã desta quarta-feira (7) causaram estragos em diversos municípios de todo o Estado. Em Ponta Porã, o temporal – acompanhado de ventos fortes – arrancou árvores, destruiu telhados, rede elétrica e outdoors. Desde a madrugada, o problema se repetiu na Capital, Dourados e mesmo em Aparecida do Taboado, na região nordeste.

O temporal em Ponta Porã teve início pro volta das 7h30 de terça-feira. Conforme o site Ponta Porã em Dia, os problemas se concentraram principalmente na área central: diversas árvores caíram no perímetro das ruas Baltazar Saldanha e Presidente Vargas – que liga o centro às regiões leste e norte – impedindo o trânsito de veículos. Fios de alta tensão caíram na rua Antônio João, levando moradores a isolarem, por conta própria, o tráfego. O problema foi resolvido durante a madrugada.

O prefeito Flávio Kayatt (PSDB) determinou durante a manhã que fosse realizado levantamento da situação do município após a chuva forte. O maquinário e equipes da prefeitura estão de prontidão para socorrer a população, caso seja necessário. Os problemas da chuva também se fizeram presentes em Pedro Juan Caballero. O bairro San Geraldo, um dos mais populosos da cidade, teve diversas casas destelhadas. A garagem de uma empresa de ônibus desabou, danificando veículos ali estacionados.

Em Dourados, os problemas se concentraram principalmente na periferia. Na vila Cachoeirinha, Santo André, João Paulo II e Monte Líbano, residências foram alagadas, sendo necessária a remoção de famílias para casa de parentes ou mesmo para o estádio Douradão. O nível da água diminuiu, e espera-se que as famílias possam retornar às suas residências ainda nesta tarde.

O mesmo ocorreu em Aquidauana, onde moradores de regiões ribeirinhas precisaram deixar suas casas, temendo a cheia do rio que corta o município. Alagamentos também foram registrados na área central, rua dos Ferroviários e no bairro Guanandi. Apesar da chuva forte, o nível do rio Aquidauana – que chegou a 7,5 metros – estava pouco acima dos seis metros. Mesmo assim, a cidade já contabiliza 14 famílias desabrigadas.

Os temporais também atingiram regiões mais distantes. Em Aparecida do Taboado, no extremo leste do Estado, a chuva forte começou por volta das 9h, causando enxurradas por praticamente toda a zona urbana. O hospital municipal foi alagado, sendo necessária a ação do Corpo de Bombeiros para remover a água. O atendimento não chegou a ser suspenso.

Capital – O temporal teve início em Campo Grande por volta das 4h, elevando nível de córregos e alagando ruas no perímetro central. Na periferia, a chuva forte agravou problemas que surgiram na última semana, como no bairro Otávio Pécora – onde seis casas chegaram a ser condenadas. Na última sexta-feira (2), o acúmulo de água das enxurradas nas ruas chegou a 1,5 metro de altura. Ruas dos bairros Talismã e Morada Verde também apresentam problemas, em especial nas que não são pavimentadas.

SIGA-NOS NO Google News